Descrição de chapéu Livros

Escritor e jornalista Murilo Melo Filho morre aos 91 anos, no Rio de Janeiro

Autor era membro da Academia Brasileira de Letras e cobriu conflitos internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista e escritor Murilo Melo Filho morreu, na manhã desta quarta-feira (27), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava no Hospital Pró-Cardíaco, na capital fluminense, e teve falência de múltiplos órgãos, informou a Academia Brasileira de Letras, a ABL, da qual ele era membro.

Murilo Melo Filho
O escritor e jornalista Murilo Melo Filho, morto aos 91 - Divulgação

Nascido em Natal, elo Filho estava na instituição desde 1999. Ele começou a vida como datilógrafo, mas fez carreira como jornalista na segunda metade do século 20.

Formado em direito, foi primeiro repórter de polícia no Correio da Noite e, em seguida, partiu para trabalhar na Tribuna da Imprensa, o famoso jornal de Carlos Lacerda.

Seu nome está ao lado de Lacerda e outros autores no livro "Reportagens que Abalaram o Brasil", publicado pela Bloch Editores.

Melo Filho passaria ainda pelo Jornal do Commercio, o Estado de S. Paulo e a revista Manchete, de Adolpho Bloch. Nesta publicação, assinou por 40 anos a seção Ponto de Escuta.

Como repórter, cobriu as guerras do Vietnã e do Camboja. Também acompanhou diversos presidentes em coberturas no exterior, como Jânio Quadros, João Goulart e Geisel, entre outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.