Live de Dilsinho e palestra de autor de 'The Good Doctor' são destaques da segunda

Criador da série americana, David Renaud conversa com o roteirista da brasileira 'Sob Pressão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta segunda (4).

Música

Depois de adiar sua aguardada live para ela não coincidir com a da dupla Sandy & Junior —de quem ele confessou ser fã—, Dilsinho enfim se apresenta, no YouTube, às 19h30. O cantor romântico pediu a colaboração dos fãs para montar o repertório nas redes sociais: "Quer pedir aquela música para dedicar a alguém? Para dar aquela choradinha escondido?"

Outro que se apresenta é o cantor Leoni, às 21h, também no seu canal oficial do YouTube.

E o pianista André Mehmari passeia por suas composições e por clássicos da música popular brasileira às 19h, dentro da série Sesc ao Vivo.

Artes plásticas

A galeria Choque Cultural apresenta sua primeira mostra virtual, "Mulher Dá Luz, Mulher Dá Vida", com obras de Ale Jordão, Bijari, Daniel Melim e outros. Todo o valor arrecadado com os trabalhos será destinado à ONG Mulheres da Luz, que apoia mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz.

Teatro

Alexandre Nero e Gabriel Leone participam do segundo episódio do podcast "Que Dia É Hoje?", do dramaturgo e músico Vinicius Calderoni. A série, disponível no Spotify, consiste numa série de crônicas absurdas sobre a vida na pandemia. Desta vez, Shakespeare vem assombrar um escritor por não estar escrevendo uma obra-prima nesta quarentena.

Televisão

Cancelada por causa da pandemia, a Rio2C (Rio Creative Content), feira de inovação e de entretenimento no Rio de Janeiro, faz uma maratona virtual de painéis nesta primeira semana de maio no seu canal de YouTube. São mais de 35 painéis transmitidos entre esta segunda (4) e a sexta (8), muitos deles discutindo os efeitos e os desafios trazidos pela pandemia

Quem inaugura a programação é o produtor e roteirista de "The Good Doctor", David Renaud —que é médico, além de cadeirante—, às 14h. Ele conversa com Lucas Paraizo, roteirista da série da Globo "Sob Pressão", sobre as diferenças entre as narrativas médicas.

​Infantil

Toda segunda, o Masp indica uma obra da sua coleção para crianças e adultos copiarem em casa –depois, aos domingos, o museu publica o resultado do desafio no seu Instagram. Após "O Escolar" (1888), de Van Gogh, agora é a vez de "O Menino" (1917), de Arthur Timótheo da Costa. Para participar, publique a sua versão da obra na mesma rede social marcando o perfil oficial da instituição, @masp, e usando a hashtag #maspemcasa.

Livros

As inscrições para o curso online de Ruy Castro sobre biografia no Centro Cultural B_arco já estão abertas –as aulas em si acontecem de 12 a 15 de maio. São quatro temas, um para cada aula: escolha do personagem, apuração, escrita e edição. Em todas, Castro, que é colunista da Folha, se valerá de sua experiência como autor de livros como “O Anjo Pornográfico” (1992), biografia Nelson Rodrigues, ou o mais recente , “Metrópole à Beira-Mar”, que reconstitui o Rio de Janeiro da década de 1920, entre outros 40 títulos.

Luiz Felipe Pondé, filósofo, escritor e colunista da Folha, discute a ansiedade, sentimento que vem dominando a pandemia, em palestra ao vivo, às 19h30, organizada pela editora Planeta, que publicará seu mais novo livro.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.