Descrição de chapéu jornalismo

Folha lança no Instagram vídeos de Zeca Camargo com dicas de arte fora da caixinha

Coluna Divirta-me começa a ser publicada na rede social da Ilustrada no domingo (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo (13), a Ilustrada Ilustríssima estreia o Divirta-me, uma coluna em vídeo apresentada por Zeca Camargo e publicada no canal do Instagram da Ilustrada.

Nela, o jornalista trará dicas culturais guiadas pelo slogan "nadando contra os algoritmos". Ou seja, nada das recomendações mais populares que preenchem o streaming.

Por causa dessa tecnologia dominante, Zeca Camargo acredita que o público acaba infelizmente com a sensação de estar vendo, lendo e ouvindo sempre as mesmas coisas. "Enquanto isso, pessoas criativas, diferentes e alternativas não param de produzir boas obras", diz.

O colunista da Folha, Zeca Camargo, estreia nova série de vídeos no Instagram da Ilustrada - Bruno Santos/Folhapress

Na contramão da caixinha do mainstream o Divirta-me dará dicas menos óbvias em diversas áreas culturais, de coisas "cool" que acontecem no Brasil e no mundo.

Um dos destaques deste domingo é o trabalho da dupla de artistas franceses Pierre et Gilles, que unem pintura e fotografia. Na área da música, Zeca fala sobre a mistura de hip-hop, pop e R&B nas composições do cantor brasiliense Jean Tassy. Há ainda dicas de literatura e dança.

"Vamos além do texto, inserindo trechos de clipes, imagens, será bastante ilustrado. E, o que é mais interessante, todos os artistas e trabalhos mencionados terão seus perfis marcados no vídeo", diz.

O jornalista já fazia o Divirta-me neste formato como um quadro semanal no seu próprio perfil no Instagram desde março. Desde então, ele tem recebido reações curiosas e inesperadas dos artistas que recomenda.

Foi o caso do fotógrafo turco Cihan Öncü. "Ele me procurou pelo direct e quis entender o porquê de tantos likes do Brasil nos últimos dias. São retornos curiosos e felizes porque um artista reconhecido de outro país começa a ter fãs daqui."

Da mesma forma, a cantora Priscila Baker, da banda britânica Cherry Pickles, ficou honrada pela citação do seu conjunto no Divirta-me. Diferente do Öncü, Baker é filha de brasileiros e já conhecia o jornalista. "Aí o caminho foi o inverso, e eu tive pessoas da Inglaterra acompanhando o Divirta-me", ele conta.

Essa interatividade reforça o que é possível fazer com as redes sociais. "Hoje você pode mandar um Direct para um artista que você gosta e já tem um retorno. Eles estão interessados em ficar mais próximos do público."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.