Coleção Folha narra a vida sofrida de Beethoven, músico inagualável na história

Compositor de sinfonias fundamentais começou a ensurdecer com apenas 26 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ludwig van Beethoven, ou só Beethoven, é o protagonista do próximo livro da Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças disponível a partir deste domingo.

A edição narra os abusos sofridos pelo compositor, que em sua infância era obrigado por seu pai a passar horas tocando instrumentos na esperança de que fosse uma criança prodígio. O pai do biografado, diretor de uma orquestra, queria que ele fosse como o compositor austríaco Mozart, que começou a compor aos cinco anos de idade.

ilustração
Ilustração do livro 'Ludwig van Beethoven - O Gênio que Compôs Sinfonias', 11º volume da Coleção Folha - Grandes Biografias para Crianças - Reprodução

Os problemas de Beethoven, inclusive, só aumentaram com o passar dos anos. Além dos traumas, o músico sofria de asma e começou a ensurdecer com apenas 26 anos.

O lado bom é que o livro não fala só dos episódios tristes e também ensina aos pequenos sobre as composições do músico, que, mesmo surdo, escreveu uma de suas mais famosas sinfonias, a "Heroica". Essa, inclusive, marcou a história, uma vez que Beethoven conseguiu transparecer em sua música os protestos e mudanças antimonárquicas que aconteciam na Europa. Não à toa, é considerada o marco do romantismo na música.

Com linguagem acessível, a edição narra a vida desse compositor, que, mesmo sem conseguir ouvir perfeitamente o que compunha, foi um gênio que criou uma nova forma de compor música.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.