Curador-adjunto da Bienal de São Paulo passa a integrar a equipe do Centro Pompidou

Paulo Miyada vai se dedicar à arte latino-americana para museu parisiense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O curador e pesquisador paulistano Paulo Miyada vai passar a atuar como curador-adjunto dedicado à arte latino-americana para o Centro Pompidou, de Paris. Sua contratação foi finalizada em junho e divulgada nesta quinta (1°).

“Esse convite foi recebido com entusiasmo pela oportunidade de refletir criticamente sobre as virtudes e as lacunas de uma coleção que faz parte da própria formação da história da arte moderna e contemporânea”, diz ele.

Paulo Miyada, curador-adjunto da 34ª Bienal de São Paulo e contratado pelo Pompidou - Pedro Ivo Trasferetti/Divulgação

“Um museu com a envergadura do Pompidou deve fazer mais do que perseguir obras sobre as quais há décadas de consenso, se propondo a contribuir para o reconhecimento de trajetórias e poéticas que por toda sorte de motivos estiveram até agora deixadas à margem da história da arte oficial.”

Miyada é atualmente curador do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e também curador-adjunto da próxima edição da Bienal de São Paulo, que abre em setembro.

Ele estará em contato direto com o curador Frédéric Paul, que já se encarregava de parte das pesquisas sobre o continente, e com o Círculo Internacional da América Latina, parte da Sociedade de Amigos do Centro Pompidou.

Localizado na região central de Paris, o Pompidou é o museu de arte moderna e contemporânea mais importante da França e uma das instituições de arte mais visitadas do mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.