Como síndrome de Tourette impacta o dia a dia e a carreira de Billie Eilish

Cantora, que recebeu o diagnóstico aos 11, discutiu o transtorno em entrevista a programa de David Letterman na Netflix

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já faz quatro anos que Billie Eilish revelou aos fãs que vive com síndrome de Tourette. A cantora, no entanto, sempre evitou discutir o caso.

Billie Eilish em ensaio da Vogue britânica
Billie Eilish em ensaio da Vogue britânica - Reprodução

Eis que ela teve um tique durante uma entrevista ao apresentador americano David Letterman para seu programa na Netflix, "O Próximo Convidado Dispensa Apresentação".

Eilish então voltou a falar sobre seu transtorno, que pode ter origem genética e se manifesta por meio de tiques motores ou verbais devido a uma falha na região do cérebro responsável por pensamentos, emoções e movimentos.

Em geral, a síndrome surge na infância. No caso de Eilish, o diagnóstico veio aos 11. Os sintomas costumam melhorar ao longo dos anos e até desaparecer completamente. Este, porém, não é o caso da cantora.

Ela afirmou que seus tiques somem por um tempo, mas sempre reaparecem e, embora não sejam visíveis nos shows, afeta o dia a dia e seu trabalho.

"Se você me filmar por um longo período, vai ver vários tiques", disse. "A reação mais comum das pessoas quando tenho um tique é rir, porque acham que eu estou tentando ser engraçada. Sempre fico muito ofendida."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.