Cristiana Oliveira diz que foi rejeitada e sofreu com obesidade em livro

Atriz, que fez o papel de Juma em 'Pantanal', lança autobiografia em que narra seus problemas de autoestima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Está enganado quem pensa que a atriz carioca Cristiana Oliveira sempre viveu rodeada de elogios. É o que mostra "Cristiana Oliveira: Versões de uma Vida", autobiografia que chega às livrarias nesta segunda e reúne uma série de relatos íntimos da artista, que vão desde humilhações sofridas até problemas de autoestima causados por obesidade.

"Sempre fui insegura e tive que ouvir do outro algo positivo para validar meu caráter. Entre 40 e 50 anos eu falei 'parou, chega!'. Você já teve seus vícios, anorexia, transformou sua vida em uma coisa só. Eu era uma chata e só falava em emagrecer", afirmou Oliveira, no Encontro com Fátima Bernardes, da Globo, desta segunda.

O livro, segundo a autora, narra suas crises de identidade e sentimentos de baixa autoestima, que foram predominantes durante sua adolescência, quando tinha obesidade.

"Cheguei a objetivar minha felicidade para poder ser magra, desde pequena", disse ela, que fez o papel de Juma na primeira versão de "Pantanal". "Quando eu era adolescente tive problema de obesidade, fui bastante rejeitada, fugi de casa para não encontrar meus amigos, era aquela insegurança, um complexo de inferioridade."

Oliveira contou a Fátima Bernardes que chegou a ouvir de uma professora de balé que precisaria cortar os ossos se quisesse seguir seu sonho de ser uma solista de dança.

A atriz fez ainda um paralelo entre gêneros e afirmou que a questão do bem-estar é sempre mais difícil para mulheres, usando como exemplo uma pesquisa recente do Instituto Ideia que constatou que só 3% dos homens brasileiros se consideram feios.

"A mulher tem sempre que representar padrões. É um saco", afirmou. "E o livro conta exatamente essas minhas passagens de baixa autoestima querendo corresponder a expectativa do olhar do outro."

Cristiana Oliveira, versões de uma vida

  • Preço R$ 59,90
  • Autor Cristiana Oliveira
  • Editora Letramento
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.