Descrição de chapéu Cinema festival de cannes

Festival de Cannes: veja os melhores e piores looks das estrelas no tapete vermelho

De Juliane Moore à francesa Frédérique Bel, looks do evento estrearam entre a sobriedade e os vestidos excessivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A 75ª edição do Festival de Cannes começou nesta terça-feira, e, à parte as dezenas de filmes que disputam a Palma de Ouro, jornalistas e fotógrafos buscam os melhores cliques de grandes celebridades do cinema —e de outras áreas— no tapete vermelho.

A atriz Julianne Moore chega para a cerimônia de abertura da 75ª edição do Festival de Cannes - Sarah Meyssonnier/Reuters

O evento, que vai até um sábado, dia 28 de maio, deve receber astros de Hollywood do calibre de Tom Cruise, Tom Hanks, Kristen Stewart, Tilda Swinton, assim como os habitués de todo o mundo, como os diretores David Cronenberg, os irmãos Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Park Chan-wook, Valeria Bruni Tedeschi, Claire Denis, Kelly Reichardt, entre outros.

Nesse começo de festival, porém, os primeiros grandes aplausos ficaram um pouco fora da moda, indo não apenas para o ator ​Forest Whitaker, vencedor da Palma de Ouro honorária, como para o presidente ucraniano Volodimir Zelenski, que discursou na cerimônia de abertura, relembrando a origem antifascista do evento francês.

Antes da cerimônia, com a exibição do filme "Final Cut", alguns nomes populares estrearam o tapete vermelho, ora arriscando na sobriedade, ora no excesso. Destaque para a atriz Juliane Moore, cuja presença é constante tanto em Hollywood como nos filmes de grandes autores, que chegou com um vestido preto sóbrio, mas elegante.

Mais ousada foi Eva Longoria, de "Desperate Housewives", também de preto, mas com um look com toques de brilho, flores e transparência. Lashana Lynch, estrela de "007", por sua vez, chamou atenção com um vestido branco de gola alta que apresentava um intrincado padrão rendado.

Outra que teve sua dose de cliques foi a francesa Frédérique Bel, do sucesso "Que Mal Eu Fiz a Deus?", num look mais despojado, com o qual pavoneou em frente aos fotógrafos estendendo a longa cauda do seu vestido mullet azul bebê.

A indiana Urvashi Rautela também ocupou bastante espaço do tapete com as excessivas camadas da saia do seu vestido branco. A britânica Tallia Storm não ficou para trás com um vestido de mangas bufantes amarelo, laço pink e uma saia transparente, com listras azuis, remetendo à bandeira da Ucrânia.

A veterna Anne Parillaud impressionou com um vestido de mangas longas de um roxo escuro e brilhante, que destacou a sua silhueta. Da mesma forma, a beldade Amandine Petit, Miss França 2021, foi com um vestido verde água com os ombros à mostra e uma tiara na testa com brilhantes.

Os membros do júri do Festival de Cannes 2022, da esq. para a dir., o diretor Ladj Ly, a atriz Deepika Padukone, o cineasta Asghar Farhadi, a atriz Rebecca Hall, o ator francês Vincent Lindon, a atriz Noomi Rapace, o diretor Joachim Trier e a atriz Jasmine Trinca - Loic Venance/AFP

Já entre os integrantes do júri, presidido pelo ator francês Vincent Lindon, os homens mantiveram o terno e a gravata preto básicos —bem diferente do rosa fluorescente usado por Spike Lee, que foi presidente do júri na edição passada, um de seus looks mais extravagantes. Dentre estes, só o cineasta Ladj Ly fez diferente, de camisa e calça preta e um paletó branco.

Por outro lado, a atriz Deepika Padukone apostou no brilho, com um vestido listrado, enquanto a atriz Rebecca Hall escolheu cores quentes, com vermelho e rosa, num vestido destoante, com plumas nas mangas. Jasmine Trinca e Noomi Rapace, por sua vez, usaram vestidos brancos mais discretos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.