Descrição de chapéu Cinema festival de cannes

Cannes vai reunir Kristen Stewart, Tom Cruise e outros astros no tapete vermelho

Lado pop do festival de cinema traz ainda Tom Hanks, Tilda Swinton, Anne Hathaway e filme sobre Elvis Presley

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Festival de Cannes começa nesta terça-feira (17), e há muita expectativa sobre as estrelas que povoarão este evento que, enfim, deve retomar sem máscaras ou comprovante de vacinas. Como consequência, haverá mais espaço para o glamour, sobretudo para aglomerar pela Croisette e acompanhar os astros.

Desta vez, o tapete vermelho será frequentado por estrelas hollywoodianas como Tom Cruise, Kristen Stewart, Tom Hanks, Idris Elba e Tilda Swinton.

Tom Cruise na premiére de 'Top Gun: Maverick', em San Diego, no estado americano da Califórnia - Mario Anzuoni - 4.mai.22/Reuters

Cruise, que já foi à premiére de "Top Gun: Maverick" pilotando um helicóptero no começo do mês, leva a continuação do popular filme de 1986 numa seleção especial, fora da competição pela Palma de Ouro, além de também ministrar uma masterclass. Como de costume, a disputa será restrita a nomes de todo o mundo com um toque mais autoral, naturalmente mais celebrados entre os cinéfilos.

Kristen Stewart, por acaso, estará com Léa Seydoux e Viggo Mortensen no novo longa de David Cronenberg, "Crimes of the Future" —mesmo nome de um filme lançado pelo canadense ainda em 1970, no início de sua carreira.

Cena do filme "Crimes of the Future", de David Cronenberg, que integra a mostra competitiva do Festival de Cannes de 2022
Cena do filme 'Crimes of the Future', de David Cronenberg, que integra a mostra competitiva do Festival de Cannes de 2022 - Divulgação

Já Tom Hanks deve vir ao lado Austin Butler no tapete vermelho, já que interpreta o empresário "Coronel" Tom Parker em "Elvis", novo filme de Baz Luhrmann sobre a estrela do rock. Butler, mais conhecido por série infantojuvenis, encarna o cantor. Este também passa fora da competição.

Tilda Swinton, presença constante em praticamente todos as últimas edições do festival —seja com Pedro Almodóvar, Apichatpong Weerasethakul ou Jim Jarmusch— vai estrelar o novo filme de George Miller, o diretor australiano responsável por outro grande sucesso de Hollywood, a franquia "Mad Max", cujo último "Mad Max: Estrada da Fúria", de 2015, venceu seis estatuetas do Oscar. "Three Thousand Years of Longing" terá ainda Idris Elba no elenco.

Um dos filmes que mais tem gerado expectativa é "Armageddon Time", de James Gray, com elenco estrelado formado por nomes populares como Anne Hathaway, Anthony Hopkins e Jeremy Strong.

O ator francês Vincent Lindon, que preside o júri da 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes - Eric Gaillard/Reuters

Este olhar também se reflete na escolha da homenagem no cartaz desta edição, que referencia "O Show de Truman", estrelado por Jim Carrey, e que mostra um homem que viveu sempre dentro de um reality show, sem saber.

Em paralelo, os irmãos Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne tentam embolsar mais um para o acervo de oito prêmios recebidos em Cannes com "Tori and Lokita". Hirokazu Koreeda, Cristian Mungiu e Ruben Ostlund também estão em busca de novas Palmas de Ouro.

Park Chan-wook, Ali Abbasi, Arnaud Desplechin, Lukas Dhont, Albert Serra e Jerzy Skolimowski já venceram outros prêmios no passado, mas nunca o principal da mostra competitiva.

Ao todo, 21 filmes disputam o grande prêmio do festival, que será decidido por um júri presidido pelo ator francês Vincent Lindon, ao lado de nomes como Noomi Rapace, Asghar Farhadi, Ladj Ly, Jeff Nichols e Joachim Trier. A mostra segue até o dia 28 de maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.