Descrição de chapéu Cinema

Jean-Luc Godard morreu por suicídio assistido na Suíça, afirma jornal francês

Família do cineasta franco-suíço teria confirmado que ele optou pela técnica por estar exausto, não doente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jean-Luc Godard, morto nesta terça-feira, aos 91 anos, teria recorrido ao suicídio assistido. A prática é permitida na Suíça, país onde o cineasta vivia. As informações são do jornal francês Libération.

Uma pessoa da família teria afirmado ao jornal que Godard não estava doente, mas muito exausto. "Ele tomou a decisão de acabar com isso. Foi sua decisão, e era importante para ele que ela viesse a público", disse a fonte anônima.

O Libération afirma ainda que outra pessoa próxima a Godard confirmou a informação. A causa da morte não foi divulgada oficialmente pela família do diretor.

O cineasta Jean Luc-Godard concede entrevista em 1971 - AFP

Ao optar pelo suicídio assistido, é a própria pessoa, auxiliada por terceiros, que toma a atitude final. É diferente da eutanásia, em que outra pessoa é quem executa a ação.

A legislação suíça só faz uma ressalva sobre a técnica. "Aquele que, motivado por um motivo egoísta, incitar uma pessoa ao suicídio, ou a ajudar a cometer suicídio, será punido com pena de prisão não superior a cinco anos ou uma multa pecuniária", define o Código Penal do país.

EM vida, o cineasta sugeriu que não teria problema em optar pelo suicídio assistido numa entrevista que deu em 2014 para falar sobre o filme "Adeus à Linguagem" no Festival de Cannes. "Se estiver muito doente, não quero ser arrastado em um carrinho de mão. De jeito nenhum", disse.

Godard é um dos fundadores da nouvelle vague e se consagrou por comandar uma revolução no cinema. O diretor franco-suíço marcou a história da produção audiovisual com obras como "Acossado", "Uma Mulher É uma Mulher" e "Bando à Parte".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.