Descrição de chapéu Cinema

Por que 'Eu Vos Saúdo, Maria', de Jean-Luc Godard, foi censurado no Brasil

O presidente José Sarney acatava orientações do papa e da CNBB, que consideravam o filme como uma afronta à fé católica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ousadia do diretor franco-suíço Jean-Luc Godard, morto aos 91, nesta terça-feira (13), despertou a censura da política brasileira. Em 1986, "Eu Vos Saúdo, Maria", um dos principais filmes de Godard, foi proibido no Brasil, seguindo as ordens do então presidente, José Sarney.

O diretor franco-suíço Jean Luc-Godard em coletiva de imprensa em 1971 - Stringer/AFP

O pedido de censura havia sido feito pela igreja, para "assegurar o direito de respeito à fé da maioria da população brasileira". A obra foi considerada uma blasfêmia, porque recontava a história de Maria, mãe de Jesus, transpondo o roteiro para o século 20.

No filme, Maria era uma estudante que trabalhava num posto de gasolina e namorava um taxista de nome José. O personagem tio Gabriel anuncia que a jovem, mesmo virgem, ficaria grávida. Além do próprio roteiro, as cenas de sexo revoltaram os fiéis.

"Eu Vos Saúdo, Maria" havia sido lançado na França no ano anterior. Sarney afirmou, na época, que o veto à obra se daria com "base na Constituição". Segundo ele, a decisão levou em consideração as orientações do próprio papa João Paulo 2º e da CNBB. Assim como o Vaticano, a entidade condenava o filme por "afrontar temas fundamentais da fé cristã, deturpando e vilipendiando a figura sagrada da Virgem Maria".

A censura provocou manifestações de artistas e intelectuais da época, contrariando até mesmo o próprio ministro da Justiça, Fernando Lyra, e o diretor da Censura, Coriolano de Loiola de Cabral Fagundes. O filme acabou estreando em 1988, no Rio de Janeiro, reunindo menos de cem pessoas em quatro salas de cinema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.