Descrição de chapéu

A Fazenda: Globo precisa da cara de pau da Record para tirar o BBB da lama

Reality global tem que perder vergonha de ter subcelebridades e abraçar a galhofa se quiser voltar a empolgar na próxima edição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A advogada e DJ Deolane Bezerra precisou só de alguns dias para se consagrar como a protagonista da nova edição de A Fazenda, lançada no mês passado. A influenciadora, que ganhou fama nas redes sociais depois de ficar viúva do funkeiro MC Kevin, foi peça-chave das situações mais absurdas que aconteceram no reality show da Record até agora.

Ela esfregou seus peitos contra os da arqui-inimiga durante um empurra-empurra, reclamou que um colega de confinamento andava com as partes íntimas expostas numa cueca branca e fez questão de dizer que faria uma fortuna igual à do prêmio com só duas semanas de trabalho.

Deolane Bezerra, Jojo Todynho e Gretchen, que participaram do reality show A Fazenda, da Record - TV Record/Divulgação

Na semana passada, ela acusava aos berros um dos participantes de machismo, enquanto a produção pedia nos alto-falantes que os confinados interrompessem uma briga acalorada imediatamente.

Ainda bem que a Record confia no potencial de uma subcelebridade. Ver pseudofamosos esgoelando no programa está sendo muito mais empolgante do que assistir aos capítulos arrastados do último Big Brother Brasil.

Uma dose dessa cara de pau faria bem à Globo, que tem escolhido os piores famosos para as últimas edições do seu principal reality. Alguém como Deolane teria salvo o BBB 22 do marasmo. É difícil apontar qual dos famosos que participaram desta última edição trilhou a estrada mais medíocre.

A bailarina Brunna Gonçalves, mulher de Ludmilla, se mostrou tão sem graça que virou piada até para a produção do programa. O surfista Pedro Scooby não tinha vergonha de afirmar o tempo todo que não conhecia as regras do jogo. Tiago Abravanel, o neto de Silvio Santos, estava mais preocupado em fazer amigos do que em jogar —e só não manchou mais a própria reputação porque pediu para sair.

O pódio também foi um desastre. Douglas Silva, o terceiro colocado, fez questão de jogar seu voto fora para não se comprometer. O atleta Paulo André só alcançou a final porque é simpático e bonitinho. Arthur Aguiar, que entrou cancelado, criou uma história de redenção e venceu, mas logo sumiu dos holofotes. Nem a Globo quis saber dele, e logo escalou sua rival Jade Picon para uma novela das nove.

Deolane não é um fenômeno isolado. Existem várias subcelebridades que brilharam em A Fazenda e depois viraram queridinhas na Globo.

Exemplo é Jojo Todynho, a vencedora da edição de 2020, que virou uma fábrica de memes no reality da Record. É difícil não ter visto o vídeo em que ela bate numa garrafa de metal com uma colher porque a psicóloga do programa a teria orientado a pôr o ódio para fora. "Agora o pau vai torar", grita em seguida, um bordão instantâneo.

Instantes depois, num rompante de raiva, a modelo Raissa Barbosa, outra subcelebridade daquela edição, espreme uma embalagem de creme no corpo do cantor Biel, seu desafeto na época.

Depois de vencer o programa, Jojo disse em seu Instagram que queria participar do BBB. Neste ano, ao ser eliminada do quadro "Dança dos Famosos", no Domingão com Huck, ela voltou a expressar a vontade. "Globo, me contrata. Boninho, me bota no BBB, numa novela, por favor", mendigou.

A insistência gerou resultado. A Globo a escalou para comandar um programa sobre a Copa do Mundo que vai estrear em novembro. Não é o BBB, mas já é alguma coisa.

Antes dela, Gretchen também colecionou memes por causa de sua participação em A Fazenda há dez anos. A cantora aproveitou sua passagem pelo reality para refrescar a própria imagem. Deu certo.

Tanto é que suas melhores cenas e frases circulam pelas redes sociais até hoje, uma década depois. No ano passado, a cantora de "Conga, Conga, Conga" foi a primeira eliminada do The Masked Singer Brasil, o reality da Globo apresentado por Ivete Sangalo. Mas ela merecia estar mesmo é no BBB.

Existem outras pérolas na edição atual de A Fazenda. Agora os destaques são o ex-padrasto do jogador Neymar, um antigo namorado de Larissa Manoela e Moranguinho, que ficou famosa como uma das mulheres-fruta nos anos 2000.

Subcelebridades desse nível têm tão pouco a perder que não se importam com a repercussão do que fazem lá dentro. Já os famosos escalados para o BBB estão mais preocupados em manter a imagem de bons moços para não perder contratos, virar o rosto de campanhas publicitárias e cultivar seus milhões de seguidores.

É uma pena. O reality da Globo virou um parquinho de diversão, só que sem fogo nenhum, como desejava tanto seu antigo apresentador Tiago Leifert.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.