Descrição de chapéu Livros jornalismo

Casa Folha na Flip terá Itamar Vieira Junior, Lázaro Ramos e Camila Sosa Villada

Jornal reúne colunistas, jornalistas e convidados em seu décimo ano com participação fixa em Paraty

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Casa Folha abrirá suas portas pela décima vez na Festa Literária Internacional de Paraty, com a volta da feira presencial nesta próxima semana, trazendo na programação colunistas do jornal, além de escritores e intelectuais de relevância internacional.

Os encontros serão cobertos pela Folha e podem ser acompanhados gratuitamente no endereço costumeiro da rua do Comércio, 8, no centro histórico de Paraty.

Lázaro Ramos, ator e diretor
Lázaro Ramos, ator, diretor e escritor, é uma das presenças confirmadas na Casa Folha da Flip 2022 - Pedro Napolinário/Divulgação

O pontapé inicial será na quinta-feira (24) de manhã, com uma conversa sobre os 200 anos da Independência do Brasil entre as historiadoras Ana Flávia Magalhães Pinto, professora da Universidade de Brasília, e Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Projeto República.

A programação continua na sexta, começando com a argentina Camila Sosa Villada, autora do elogiado romance "O Parque das Irmãs Magníficas", que parte da experiência da escritora como travesti e prostituta em Buenos Aires para criar uma história de realismo fantástico. Villada lança na Flip, também pela editora Planeta, a coletânea de contos "Sou uma Louca por te Querer".

À tarde, é a vez de o jornalista Chico Felitti discutir a repercussão do podcast A Mulher da Casa Abandonada, produzido pela Folha, e o livro "Rainhas da Noite", lançado na festa literária pela Companhia das Letras. A obra narra a história real de quatro mulheres trans que dominavam a vida noturna de São Paulo.

Depois, o colunista Antonio Prata lembra as crônicas sobre a política brasileira que publicou neste jornal de 2013 a 2021, agora reunidas na coletânea "Por Quem Batem as Panelas", também da Companhia das Letras.

O dia seguinte, sábado, abre com uma conversa entre o líder indígena Davi Kopenawa, autor do paradigmático livro "A Queda do Céu" ao lado do francês Bruce Albert, e a antropóloga Hanna Limulja, que lançou pela Ubu seu estudo "O Desejo dos Outros - Uma Etnografia dos Sonhos Yanomami".

A programação tem ainda o encontro entre a psicanalista Maria Homem, colunista deste jornal, e a influenciadora digital Mariam Chami, que fala em suas redes sociais sobre viver como muçulmana no Brasil. As duas discutem as raízes do preconceito no indivíduo e na sociedade.

O escritor e colunista Itamar Vieira Junior fecha o sábado com uma palestra sobre o sucesso de "Torto Arado", que vendeu centenas de milhares de cópias após ser publicado pela Todavia, e o estado da literatura brasileira.

A última mesa da programação acontece no domingo de manhã e traz o ator e diretor Lázaro Ramos, também autor de livros best-seller, que lança agora sua primeira obra voltada ao público jovem, "Você Não É Invisível", da Objetiva.

Durante os dias de programação na casa será possível comprar as coleções da Folha e livros dos autores em destaque. Haverá ainda, gratuitamente, exemplares do jornal do dia e café Três Corações, marca parceira do evento.

Veja a seguir o programa completo.

quinta-feira (24.nov)

10h
Brava gente brasileira
Ana Flávia Magalhães Pinto e Heloisa Starling
mediação de Naief Haddad

sexta-feira (25.nov)

10h
Uma mulher fantástica

Camila Sosa Villada
mediação de Tiago Ferro

15h
A mulher da casa
abandonada
Chico Felitti
mediação de Teté RIbeiro

18h30
O roteirista exagerou
Antonio Prata
mediação de Anna Virginia Balloussier

sábado (26.nov)

10h
Vozes da floresta

Davi Kopenawa e Hanna Limulja
mediação de Fernanda Mena

15h
Preconceito e liberdade

Maria Homem e Mariam Chami
mediação de Fernanda Mena

18h30
Literatura para multidões

Itamar Vieira Junior
mediação de Walter Porto

domingo (27.nov)

10h
Um Acontecimento

Annie Ernaux e Geovani Martins
mediação de Rita Palmeira; parceria com a Casa República.org

12h
Você Não É Invisível

Lázaro Ramos
mediação de Patrícia Campos Mello

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.