Descrição de chapéu
Televisão

Último episódio de 'The White Lotus' tem final surpreendente

Mesmo repetindo esquema anterior, segunda temporada da série ousou no desfecho, exibido neste domingo (11) na HBO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"The White Lotus" foi a minissérie de maior impacto de 2021. Escrita e dirigida por Mike White, a trama ambientada num resort de luxo no Havaí combinava suspense, humor e crítica social num pacote atraente. Foi indicada a 20 prêmios Emmy e ganhou dez, inclusive o de melhor minissérie do ano.

Tanto sucesso fez com que uma segunda temporada se tornasse inevitável. A nova safra ganhou um cenário ainda mais glamuroso, um hotel da fictícia rede White Lotus na cidade de Taormina, na Sicília, aos pés do vulcão Etna.

Cena da segunda temporada da série 'The White Lotus'
Cena da segunda temporada da série 'The White Lotus' - Fabio Lovino/Divulgação

O elenco foi quase todo renovado, e apenas um personagem da primeira fase foi reaproveitado. É Tanya McQuoid, a milionária carente e autocentrada vivida por Jennifer Cooldige, agora acompanhada por seu novo marido, que ela conheceu durante as férias havaianas.

Mas o primeiro episódio foi um pouco decepcionante. Apesar das novidades, parecia mais do mesmo —um bando de americanos endinheirados curtindo uma semana num lugar paradisíaco, com uma morte servindo de estraga-prazeres.

Como na temporada anterior, a nova deslancha com a revelação de que há um cadáver, mas não revela sua identidade. Começa então um longo flashback, em que o espectador é propriamente apresentado aos atuais protagonistas.

O sétimo e último episódio, exibido no fim da noite deste domingo (11) pela HBO, finalmente contou quem morreu e como morreu. Se você não está a fim de spoilers, pare de ler por aqui.

Com uma hora e 15 minutos, uma duração um pouco maior que a habitual, este capítulo gastou bastante tempo com os casais Harper e Ethan, interpretados por Aubrey Plaza e Ethan Spiller, e Daphne e Cameron, vividos por Meghan Fahy e Theo James.

Os dois homens são colegas de faculdade e supostamente grandes amigos, mas não conseguem esconder uma rivalidade crescente. As mulheres estão descontentes com suas vidas sexuais. Depois de uma semana de jantares, bebedeiras, insinuações e suspeitas, Ethan está convencido de que Harper o traiu com Cameron.

Esta subtrama atinge o ápice com uma briga violenta entre os dois rapazes dentro d’água do mar, a poucos metros da praia. O espectador experiente sabe que aquele é apenas um truque para fazê-lo pensar que um deles morrerá.

Quem de fato morre é... Tanya. Tire-se o chapéu para White, que teve a coragem de eliminar a favorita do público. A ricaça era justamente aquela que parecia mais segura, já que foi a única a participar das duas temporadas.

O marido de Tanya precisou voltar às pressas para os EUA, alegadamente por causa do trabalho. Acompanhada apenas por sua assistente, que ninguém sabe exatamente o que faz, ela cai facilmente na lábia de Quentin, papel de Tom Hollander, um gay de meia-idade que a cobre de elogios e a convence a se juntar a seu grupo de amigos em Palermo, onde ele possui uma vila.

Fica mais ou menos claro que as intenções de Quentin não são boas. Mas o que ele quer, exatamente? É no barco de volta a Taormina que Tanya finalmente percebe que sua vida corre perigo. O sujeito em que ela deu uns beijos na noite anterior foi escalado para levá-la de volta à terra num bote. E ele carrega uma suspeitíssima bolsa preta, que Tanya consegue pegar quando corre para uma das cabines.

O conteúdo da bolsa é aterrorizante: uma corda, um rolo de fita adesiva e uma pistola carregada. Quentin e sua turma, mancomunados com o marido de Tanya, querem matá-la e dividir sua fortuna. Aterrorizada, ela pega o revólver e sai atirando. Mata quase todos.

Mas acaba morrendo também, pois erra a pontaria ao se jogar no barquinho que a levaria à praia. Cai no mar e se afoga. É dela o corpo que Daphne descobre no dia seguinte, flutuando perto da areia.

O final ousado talvez redima a dúvida que se instalou entre os fãs de "The White Lotus", a de qual temporada é a melhor. Talvez esta última, pois White não teve pruridos de queimar todos seus cartuchos. Uma terceira safra talvez se mostre impossível, mas esta, com muitas traições e cenas de sexo, já foi de bom tamanho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.