Mármores de Parthenon iriam à Inglaterra e à Grécia com possível acordo

Após trato, esculturas poderiam ser vistas tanto em Londres quanto em Atenas, afirma presidente do Museu Britânico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muvija M | Reuters
Londres

O Reino Unido está trabalhando em um novo acordo com a Grécia por meio do qual as esculturas do Parthenon poderiam ser vistas tanto em Londres quanto em Atenas, disse o presidente do Museu Britânico, George Osborne, nesta quinta-feira. Ele descreve o arranjo como uma situação vantajosa para todos.

Osborne, um ex-ministro das Finanças, reiterou que o museu mantém conversas construtivas com o governo grego sobre os mármores, que têm sido fonte de disputa entre os dois países europeus.

Detalhes das esculturas do Partenon, os Mármores de Elgin, que foram levadas a Londres entre 1801 e 1806 - Silvio Cioffi/Folhapress

"É um problema muito difícil de resolver", disse Osborne à BBC Radio. "Mas acho que há um caminho a seguir em que essas esculturas, os Mármores de Elgin, as esculturas do Parthenon, possam ser vistas tanto em Londres quanto em Atenas, e isso será uma vitória para a Grécia e para nós."

Quando perguntado se isso significava empréstimos, ele afirmou: "estamos conversando com o governo grego sobre isso, sobre um novo arranjo e o que eu não queria fazer era forçar os gregos a aceitarem coisas que eles consideram impossíveis, e igualmente eles não podem nos forçar a coisas que achamos impossíveis."

O governo grego disse estar em conversações sobre a repatriação das esculturas, que foram removidas pelo diplomata britânico Lord Elgin do imponente templo do Partenon em Atenas no início do século 19.

Mas Osborne descartou um cenário em que as esculturas sejam entregues permanentemente, dizendo que isso demandaria uma mudança legislativa no Reino Unido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.