Descrição de chapéu Televisão

Entenda motivos para 'Travessia' melhorar e reconquistar a audiência

Depois de fracasso de popularidade, novela de Gloria Perez decola com vilão, novas tramas e mais agilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidália, vivida por Cassia Kis, e Guerra, papel de Humberto Martins Globo

São Paulo

"Travessia" parecia um caso perdido. Estreada em outubro de 2022, a novela de Gloria Perez decepcionou na audiência e atraiu críticas devastadoras. Preocupada, a Globo decidiu encurtar a atual ocupante da faixa das 21 horas em duas semanas, para que sua sucessora, "Terra e Paixão", de Walcyr Carrasco, entrasse no ar o quanto antes.

E aí, numa virada digna de um folhetim, "Travessia" reagiu. Desde meados de fevereiro, seus índices de audiência medidos pelo Kantar Ibope vêm subindo, e agora giram em torno dos 26 pontos na Grande São Paulo (cada ponto no maior mercado publicitário do país equivale a 206.674 pessoas).

Brisa, vivida por Lucy Alves, e Tonho, papel de Vicente Alvite, refazem o exame de DNA - Globo

Ainda não é um fenômeno comparável a "Pantanal’, sua antecessora no horário, que frequentemente ultrapassava a marca dos 30 pontos. Mas é um número bastante respeitável —e motivo de alívio para a emissora.

Veja algumas razões para esse inesperado "plot twist".

A história finalmente tem um vilão

Ari, papel de Chay Suede, começou a novela como o par romântico da protagonista Brisa, vivida por Lucy Alves. Mas, desde o começo, a autora o pintou com tintas dúbias. Em diversas ocasiões, Ari demonstrou fraqueza de caráter, ambição desmedida e poucos escrúpulos.

No entanto, foi só depois do golpe que aplicou no empresário Guerra, feito por Humberto Martins, que o rapaz escancarou sua vilania. Para marcar a nova fase, o personagem agora usa cabelos bem curtos e está quase sempre de óculos escuros.

Novos personagens, novas subtramas

Uma injeção de caras novas deu alento a "Travessia". Atores do nível de José Rubens Chachá, que faz um mafioso, entraram para o elenco. Além disso, a adolescente Isa, interpretada por Duda Santos, está prestes a cair na conversa de um pedófilo na internet, numa subtrama pertinente e perturbadora.

Cássia Kis deixou de ser um problema

Convertida ao catolicismo mais reacionário e defensora de Bolsonaro, Cássia Kis chegou a rezar na porta de um quartel junto a golpistas. Colegas reclamavam de serem importunados pela atriz, que não foi poupada pelos internautas.

Mas, desde que o novo governo tomou posse, ela não fez mais declarações políticas. Não se sabe se por interferência da Globo, ou se Cássia finalmente percebeu a fria em que se metera depois da selvageria em Brasília no dia 8 de janeiro. De qualquer forma, ela vem brilhando como Cidália, a astuta assistente de Guerra.

Jade Picon melhorou como atriz

A influenciadora social e ex-BBB ganhou, sem nenhuma experiência dramática, o importante papel de Chiara, a patricinha que se envolve com Ari.

Seu desempenho sofrível nos primeiros meses da novela fez a alegria das redes sociais, que zombaram até de seu sotaque. No entanto, Jade vem melhorando. Ainda não é uma Fernanda Montenegro, mas não passa mais vexame.

"Todas as Flores" entrou em hiato

Prevista inicialmente para substituir "Pantanal", a novela de João Emanuel Carneiro acabou sendo encurtada para apenas 85 capítulos e direcionada para a plataforma Globoplay, onde estreou 10 dias depois de "Travessia". Para quê, não é mesmo?

Público e crítica logo se embeveceram pela história da moça cega que busca se vingar da própria mãe, e muita gente se convenceu de que a Globo cometera um erro histórico ao lançar "Todas as Flores" no streaming.

Mas a trégua deve durar pouco. O Globoplay volta a disponibilizar cinco episódios inéditos da novela toda quarta, a partir de 5 de abril.

A fraqueza da concorrência

Quem não tem acesso à TV paga ou ao streaming não conta com muitas opções na faixa das 21 horas. A Record, que já assustou a Globo com tramas bíblicas como "Os Dez Mandamentos", exibe uma reprise da novela "Vidas em Jogo", de 2011.

O SBT também reprisa uma novela, a infanto-juvenil "Cúmplices de um Resgate", de 2015. Na Band, Faustão faz se um programa diário, de pouca repercussão. A inexpressiva RedeTV! vai de "TV Fama", com fofocas do showbiz.

O encurtamento

Segundo a autora, problemas com a produção de "Terra e Paixão", que se passa no Mato Grosso do Sul, fizeram com que a Globo lhe pedisse para esticar "Travessia" em 42 capítulos. Os problemas diminuíram, e a encomenda caiu para apenas 30 capítulos a mais. O último deles vai ao ar no dia 5 de maio. Seja como for, a duração menor tem dado mais agilidade à novela.

Todos esses fatores contribuíram para que ‘Travessia" não se transformasse numa nódoa no currículo de Gloria Perez. Até hoje, ela jamais havia tido um fracasso na Globo. Pelo jeito, nem terá tão cedo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.