Descrição de chapéu Obituário Kenneth Anger (1927 - 2023)

Morre Kenneth Anger, ícone do cinema queer e underground, aos 96 anos

Americano é considerado pioneiro do experimentalismo e um dos primeiros diretores abertamente gays do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Morreu nesta quarta-feira (24) o cineasta, escritor e artista visual Kenneth Anger, aos 96 anos, na cidade de Yucca Valley, na Califórnia, de acordo com a galeria que o representava, a Sprüeth Magers.

O americano é considerado um ícone do cinema queer e underground, além de pioneiro no cinema experimental e por ter sido um dos primeiros diretores a se assumirem publicamente como gays.

O cineasta Kenneth Anger - @kennethangerofficial no instagram

Ele dirigiu mais de 30 curtas-metragens desde ter iniciado a carreira na pré-adolescência. Alguns dos mais conhecidos são "Fireworks", de 1947, "Scorpio Rising", de 1963, e "Lucifer Rising", de 1973.

"Scorpio Rising" é um de seus trabalhos mais controversos, por ter combinado iconografias como a subcultura do motociclismo, fetiches sexuais, homossexualidade, nazismo e ocultismo. A produção, assim como várias outras de Anger, não tem diálogos e traz uma trilha sonora repleta de grandes nomes da música pop, como Elvis Presley e Ray Charles.

Em 2022, "Scorpio Rising" foi eleito pelo National Film Registry, da biblioteca do Congresso americano, como uma obra "cultural, histórica e esteticamente significativa".

Anger também é autor de "Hollywood Babylon", livro publicado 1959 no qual ele relata fofocas de bastidores de Hollywood. Ele também teve carreira como artista visual.

Segundo o New York Times, a linguagem pop com a qual Anger se consagrou também abriu portas para o surgimento dos videoclipes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.