Descrição de chapéu Filmes Oscar

Academia do Oscar dará prêmios honorários a Angela Bassett e Mel Brooks

Atriz indicada duas vezes e ator e cineasta vencedor da estatueta de roteiro original terão seus legados reconhecidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Academia do Oscar dará o prêmio honorário Governors Award à atriz Angela Bassett e ao ator, cineasta e comediante Mel Brooks.

Bassett, 64, foi indicada ao prêmio de melhor atriz pela cinebiografia "Tina – A Verdadeira História de Tina Turner", de 1993, em que ela deu vida à cantora, e ao de coadjuvante por "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", longa-metragem de 2022 da Marvel em que a atriz interpreta a rainha Ramonda.

A atriz Angela Bassett e o ator e cineasta Mel Brooks - Reuters/AFP

"Por meio de sua carreira de décadas, Angela Bassett tem continuado a entregar performances transcendentais que elevaram os padrões da atuação", disse a presidente da Academia, Janet Yang, em comunicado à imprensa.

Brooks, 96, venceu o Oscar de roteiro original por "Primavera para Hitler", o musical clássico de 1967. Ele foi indicado ao troféu de roteiro adaptado por "O Jovem Frankenstein" e ao de canção original por "Blazing Saddles", tema da comédia "Banzé no Oeste", ambos de 1974. Brooks é diretor das três produções.

O comediante também é conhecido por "A História do Mundo – Parte I", de 1981, e "Drácula, Morto mas Feliz", sátira do vampiro criado por Bram Stoker lançada em 1994.

"Mel Brooks ilumina nossos corações com seu humor e seu legado fez um impacto duradouro em todas as facetas do entretenimento", afirmou Yang.

A montadora Carol Littleton, indicada ao prêmio por "E.T. – O Extraterrestre", de 1982, também receberá um Governor Award.

Já Michelle Satter, um dos pilares do Sundance Institute, responsável pelo badalado Festival de Sundance, dedicado ao cinema independente, ganhará o prêmio humanitário Jean Hersholt.

A cerimônia está agendada para 18 de novembro no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.