Descrição de chapéu Livros Folhajus

Livraria Cultura reverte falência com liminar no STJ e pode reabrir suas unidades

Medida foi homologada a pedido do ministro Raul Araújo e vale para lojas da empresa em São Paulo e em Porto Alegre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Livraria Cultura conseguiu nesta quinta-feira uma liminar no Superior Tribunal de Justiça, o STJ, que reverte o decreto de sua falência. A decisão foi deferida pelo ministro Raul Araújo e homologada.

Representante da empresa, o advogado Gustavo Bismarchi confirmou que a medida será implementada já nesta sexta-feira, com todas as medidas valendo para as unidades da empresa em São Paulo e em Porto Alegre —incluindo a reabertura das unidades remanescentes.

Entrada de unidade da Livraria Cultura na Avenida Paulista, em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Na decisão, o ministro Raul Araújo determina a retomada das obrigações constadas no plano de recuperação judicial da empresa, os quais foram aprovados por uma assembleia geral de credores da Cultura.

A reversão acontece na mesma semana em que a unidade da Cultura no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, São Paulo, foi fechada. O encerramento das atividades aconteceu abruptamente na manhã de segunda-feira, após a confirmação da falência da companhia.

Na ocasião, clientes relataram nas redes sociais que foram alertados pelos funcionários para deixar a loja. Não é também a primeira vez que a empresa consegue uma liminar contra a falência em definitivo. Em fevereiro, a Cultura já havia conseguido impedir o decreto com uma medida parecida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.