Descrição de chapéu Livros Folhajus

Livraria Cultura volta a ter falência decretada após Justiça negar recurso

Empresa não cumpriu obrigações da recuperação judicial, segundo desembargador que derrubou liminar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo voltou a decretar a falência da Livraria Cultura ao derrubar a liminar requerida pela empresa para reconsiderar o processo.

prateleiras vazias em livraria
A loja da Livraria Cultura na avenida Paulista, em São Paulo, com prateleiras vazias após ter falência decretada pela Justiça - Zanone Fraissat/Folhapress

O desembargador J.B. Franco de Godoi negou o recurso da empresa se baseando no "global inadimplemento do plano de recuperação" da livraria, ou seja, no argumento de que não foram cumpridas as obrigações impostas pelo processo judicial sem justificativa plausível.

Segundo o magistrado, a Cultura deixou de pagar seus credores trabalhistas e financeiros e seus locatários, conforme já constava da decisão que havia decretado a falência, em fevereiro, do juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro.

Quando fez o pedido de recuperação judicial, em 2018, a empresa declarou ter R$ 285,4 milhões em dívidas.

Ainda cabe recurso a tribunais superiores. A administradora judicial responsável pelo processo, Laspro Consultores, vai prosseguir com a arrecadação dos bens e a posterior lacração das lojas.

A sede da Cultura, que fica no Conjunto Nacional na avenida Paulista, está ameaçada de despejo, mas a vereadora Luna Zarattini, do PT, entrou com pedido de tombamento do espaço, ao qual o Ministério Público se manifestou favorável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.