Descrição de chapéu Televisão

Assim como Faustão, Mussum teve prioridade na fila de transplante de coração

Em 1994, humorista ficou cinco dias internado com miocardiopatia dilatada antes de passar pela cirurgia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A exemplo do que aconteceu com o apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, Mussum também teve prioridade na fila de transplante de coração. O humorista de "Os Trapalhões" e músico ficou cinco dias internado com insuficiência cardíaca grave até receber o órgão.

Retrato do músico, humorista e ator brasileiro Mussum, no Rio de Janeiro (RJ), em 1980
Retrato do músico, humorista e ator brasileiro Mussum, no Rio de Janeiro (RJ), em 1980 - M. Pires/Folhapress

Na ocasião, Mussum foi internado no começo de julho de 1994 no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro. No dia 7 daquele mês, foi transferido ao Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e no dia 12 já foi submetido à cirurgia de transplante de coração.

No caso do humorista, o transplante era necessário porque ele tinha uma miocardiopatia dilatada, doença em que o coração aumenta seu tamanho e não trabalha satisfatoriamente. O transplante transcorreu bem e não houve rejeição ao novo órgão.

No entanto, Mussum passou a apresentar problemas após a cirurgia. O primeiro foi um acúmulo de coágulos sanguíneos no tórax. Para retirar esses coágulos, ele foi novamente para a mesa cirúrgica. No dia 22 de julho daquele ano, seu pulmão foi tomado por uma infecção grave, que o matou.

No último fim de semana, foi Faustão quem passou pela cirurgia de transplante de coração. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ele contou com uma combinação de fatores técnicos para receber o coração de um doador, no domingo.

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo realizou a oferta de um coração à equipe transplantadora responsável por Faustão. Após avaliação, os médicos aceitaram o órgão e iniciaram a captação e implante.

A seleção gerada para esse coração trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Entre os potenciais receptores, quatro tinham prioridade devido à gravidade das suas condições de saúde. O apresentador ocupava a segunda posição nessa seleção.

A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, dessa forma, a oferta seguiu para o segundo paciente, que era Faustão. Recusas podem ocorrer devido a potenciais incompatibilidades entre receptor e doador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.