Descrição de chapéu Televisão

Marcius Melhem vira réu, e casos de Dani Calabresa e outras cinco mulheres são arquivados

OUTRO LADO: Humorista repudia decisão da Justiça e afirma que denúncia do Ministério Público é 'alheia às provas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

O humorista Marcius Melhem tornou-se réu sob acusação de assédio sexual contra três mulheres no caso que começou com as denúncias envolvendo a atriz Dani Calabresa, informaram o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro à Folha nesta terça-feira (8).

0
O humorista Marcius Melhem, ex-diretor do núcleo de humor da Globo - Eduardo Anizelli/Folhapress

A notícia foi antecipada pela coluna de Juliana Dal Piva, no UOL.

Dois envolvidos no caso afirmaram, em condição de anonimato, que as queixas de Dani por enquanto não serão levadas aos tribunais por uma questão jurídica. O Ministério Público teria avaliado que a denúncia feita por Dani contra Melhem seja de importunação sexual. O crime não existia em 2017, quando o suposto ato teria ocorrido. À época, a lei só previa assédio sexual.

As denúncias do Ministério Público recebidas pela Justiça agora, portanto, não se referem a Dani. O Tribunal de Justiça afirmou que não informa à imprensa detalhes do caso porque ele tramita sob sigilo. A defesa de Dani não se pronunciou até a publicação desta reportagem e afirmou que não teve acesso à denúncia.

Queixas de outras cinco mulheres que fazem parte do grupo que acusa Melhem foram descartadas pelo Ministério Público. Isso porque o suposto assédio contra elas já teria prescrito.

Em nota assinada por seus advogados, Melhem, ex-chefe do núcleo de humor da TV Globo, repudiou a decisão da Justiça. Ele afirmou que a denúncia do MP é "confusa e inteiramente alheia aos fatos e às provas". Disse ainda que ela ignora "totalmente os elementos de informação do inquérito policial".

"No momento oportuno, esta absurda acusação será veementemente contestada pela defesa do ex-diretor, que segue confiante na Justiça", diz a nota.

De acordo com Melhem, a denúncia foi feita pelo MP na quinta-feira (3), a partir do processo que as atrizes fizeram em grupo contra o humorista.

O caso veio à tona a partir de uma reportagem da Folha publicada em outubro de 2020 na coluna Mônica Bergamo, quando a advogada Mayra Cotta, que representa o grupo de mulheres, acusou Melhem de assediar moral e sexualmente atrizes da Globo.

Desde então, Melhem e Calabresa protagonizam uma batalha ruidosa na Justiça e na opinião pública. Enquanto a atriz se diz vítima de assédio sexual e moral, o humorista afirma que as denúncias fazem parte de uma conspiração para derrubá-lo do cargo que ele tinha na Globo.

Em entrevistas, o humorista tem afirmado que as atrizes só o acusaram por não terem conseguido trocas de favores profissionais na TV Globo.

Melhem afirma ter mensagens, vídeos e áudios de cunho sexual que trocava com as mulheres de maneira consensual. Ele espera que o material convença a Justiça e o público de que as relações não eram, portanto, fruto de assédio sexual ou moral.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.