Descrição de chapéu
Livros Prêmio Nobel

Nobel de Jon Fosse pode parecer antiquado, mas é celebração inevitável

Norueguês criou manuseio único da linguagem, uma artesania enxuta e densa que deixa o silêncio falar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karl Erik Schollhammer

Professor do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Não foi surpresa que o prêmio Nobel de Literatura deste ano tenha ido, nesta quinta, para o escritor norueguês Jon Fosse, de 64 anos, cuja obra já se encontra traduzida para mais de 40 línguas.

O escritor norueguês Jon Fosse, Nobel de Literatura de 2023
O escritor norueguês Jon Fosse, Nobel de Literatura de 2023 - Ole Berg-Rusten/AFP

O autor ficou conhecido nos anos 1990 pelo trabalho no teatro e, com mais de 900 produções de suas peças, é hoje um dos dramaturgos mais encenados da Europa, chamado popularmente de "o novo Ibsen". Isso não só pelo sucesso como autor dramático, mas porque sua dramaturgia é conhecida por diálogos desencontrados, às vezes elípticos.

Formado em literatura e filosofia pela Universidade de Bergen, Fosse reconhece sua inspiração em escritores como o conterrâneo Terjei Versaas e o irlandês Samuel Beckett, sem esquecer os filósofos Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. Sua obra mergulha com cautela e sobriedade nos paradoxos da fé e da mística religiosa —ele mesmo empreendeu um extenso percurso de fé.

Seus pais são cristãos, seu avô era quaker e pacifista. Deixou a Igreja Luterana na adolescência, se afastou das instituições religiosas e, como estudante, lia mais Marx do que as escrituras —até reencontrar o movimento quaker em Bergen, aos 35 anos. Há 11 anos, depois de uma forte crise pessoal, o escritor se converteu ao catolicismo.

Desde sua estreia em 1983, aos 23 anos, com o romance "Raudt, Svart", ou "vermelho, negro", Fosse tem sido extraordinariamente prolífico. Além das peças de teatro, sua obra abarca romances, poemas, ensaios e livros infantis.

Em 2015, recebeu o Prêmio de Literatura do Conselho Nórdico, o mais importante da Escandinávia, com destaque para o estilo simples e denso da trilogia "Andvake", ou vigília, "Olavs Draumar", sonhos de Olav, e "Kveldsvaevd", cansaço, nenhum deles ainda publicado no Brasil.

Da mesma época é o romance "É a Ales", que a Companhia das Letras oportunamente acaba de lançar no mercado brasileiro. A Fósforo lança ainda neste mês o romance "Brancura", para se somar ao já editado "Melancolia", da Tordesilhas, e há mais quatro livros do autor planejados até 2025.

O manuseio único da linguagem por Fosse é caracterizado pela artesania enxuta, e suas obras tendem a ser compactas e densas, raramente ultrapassando as cem páginas. Com um estilo poético de prosa, a narrativa ganha uma simplicidade fortemente musical e rítmica que, segundo a crítica, "deixa o silêncio falar" no espaço do que não é dito.

Facilmente se reconhece a herança do alto modernismo, que dá forma a experiências interiores de tempo e lugar por meio de monólogos e fluxos de consciência.

É uma escrita que pode parecer inacessível e difícil —especialmente quando o autor elimina o uso de pontos finais, como no caso no seu projeto mais recente, o romance "Septologia", terminado em 2019, que sairá daqui a dois anos pela Fósforo.

É sua maior obra até hoje e provavelmente o gatilho para a decisão do Nobel —um monumento em sete volumes, somando quase 1.300 páginas, sem um único ponto final.

O narrador do romance é Asle, um pintor viúvo que vive sozinho numa casa na Noruega, numa paisagem escura, úmida e fria. A história segue Asle nos encontros com o vizinho Asleik e com outro Asle, também pintor.

Este "Asle 2", como é chamado por Fosse, também está sozinho com os pincéis, mas, enquanto Asle 1 está sóbrio e crente, Asle 2 está morrendo de tanto beber. Os dois se parecem de modo sinistro e começamos a suspeitar que as duas personagens são, em realidade, o mesmo Asle.

O motivo do duplo é comum na escrita de Fosse. Os nomes são recorrentes em todos os livros e os personagens se tornam familiares aos leitores fiéis. Da mesma maneira, as paisagens trazem a marca inconfundível do autor, assim como o ritmo, a repetição e as frases caleidoscópicas.

As sete partes que compõem a "Septologia" percorrem os sete dias antes do Natal. Na verdade, muito pouco acontece no tempo narrado; uma viagem de carro pode facilmente durar 70 páginas ou mais, porque os pensamentos de Asle 1 fluem livres enquanto está sentado no carro ou deitado na cama.

No entanto, em ações cotidianas inofensivas, o leitor avança no universo do narrador, e as conversas quase sem palavras adquirem gradualmente cor e significado, tanto pelo que é dito e, em particular, pelo que é mantido em silêncio.

A escolha de Fosse como Nobel será vista como opção antiquada e conservadora, uma última celebração do modernismo literário do século 20. Ainda assim, é o reconhecimento inevitável de sua contribuição para a literatura mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.