MIS exibe 'Zona de Interesse', premiado em Cannes e indicado ao Oscar

Filme debate indiferença a partir da história de família nazista no Holocausto; evento acontece na terça, dia 20, às 19h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MIS, o Museu da Imagem e do Som, exibe o drama "Zona de Interesse" (2023), do cineasta inglês Jonathan Glazer, na próxima terça-feira (20), às 19h, como parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise. Com apoio da Folha, o evento acontece em parceria com a SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo) e, nesta edição, com a Diamond Films, distribuidora do longa.

Foto mostra uma mulher em pé, parcialmente inclinada e segurando um bebê; eles estão em um jardim bastante florido e verde, e o bebê toca a flor de uma das plantas; a mulher e o bebê são brancos e loiros; ela usa um vestido verde e o bebê usa macacão azul e chapéu branco
A atriz Sandra Hüller em cena do filme 'Zona de Interesse', de Jonathan Glazer - Divulgação

Em cartaz nos cinemas, o filme provoca uma reflexão sobre indiferença ao narrar a história da família de Rudolf Höss, comandante de Auschwitz, que leva uma vida feliz e tranquila mesmo estando ao lado de um campo de concentração. Criado em 1940 pela Alemanha na Polônia ocupada, o local se tornou o maior dos centros de extermínio do regime nazista na Segunda Guerra Mundial.

Na 96ª edição do Oscar, cuja cerimônia acontece no dia 10 de março, o drama foi indicado em cinco categorias, entre elas melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado. Já no 77º Bafta, maior premiação britânica de cinema, o longa acumula nove indicações, incluindo a de melhor atriz coadjuvante para Sandra Hüller, que interpreta Hedwig, a mulher de Höss, e melhor fotografia.

Em maio de 2023, "Zona de Interesse" foi reconhecido com o grande prêmio da 76º edição do Festival de Cannes, atrás apenas da Palma de Ouro recebida pelo filme "Anatomia de uma Queda", além de receber um troféu da Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema. No 81º Globo de Ouro, em janeiro deste ano, o longa concorreu em três categorias, incluindo melhor drama, mas não foi premiado.

Após a sessão, participam do debate o jornalista Moises Rabinovici e a psicanalista Luciana Saddi, com mediação da psiquiatra e psicanalista Raya Angel Zonana.

O evento é gratuito e acontece no auditório do MIS (av. Europa, 158, na zona oeste de São Paulo). Os ingressos ficam disponíveis para retirada na bilheteria do local com uma hora de antecedência.

Ciclo de Cinema e Psicanálise - Filme “Zona de Interesse”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.