Descrição de chapéu Livros América Latina

Morte de Pablo Neruda deve ser investigada de novo, ordena Justiça do Chile

Sobrinhos do poeta e Partido Comunista pedem inquérito em meio a afirmações de que escritor teria sido envenenado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago | AFP

A Justiça chilena ordenou, nesta terça-feira (20), a reabertura da investigação para esclarecer as causas da morte do poeta e prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda. Acredita-se que ele pode ter sido envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet em 1973.

A Corte de Apelações revogou o encerramento da investigação determinada em dezembro pela juíza Paola Plaza, e iniciou novas perícias na tentativa de desvendar o mistério em torno da morte. A apelação foi requerida pelos sobrinhos de Neruda e pelo Partido Comunista, onde o poeta militou.

Pablo Neruda em foto sem data tirada em Varsóvia, na Polônia - Intercontinentale /AFP

Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, 12 dias após o golpe de Estado no Chile. Ele tinha 69 anos e era acometido por um câncer de próstata.

A investigação judicial sobre sua morte começou depois que, em 2011, seu ex-motorista, Manuel Araya, relatou à imprensa que o poeta pode ter sido envenenado pela ditadura, que deixou mais de 3.200 mortos e cerca de 38 mil torturados, segundo números oficiais.

Embora Neruda sofresse de um câncer, ele não estava em fase terminal, de acordo com a versão de Araya, que morreu em 21 de junho do ano passado.

Entre as diligências ordenadas pela Justiça está uma nova perícia grafotécnica do certificado de óbito que teria sido expedido pelo médico Vargas Salazar, documento que afirma que Neruda morreu em consequência da metástase provocada pelo câncer de próstata.

Além disso, citam-se novas testemunhas e um especialista no estudo da bactéria "costridium botulinum", que se acredita ter sido inoculada em Neruda e que pode ter causado a morte.

Em relação a isso, a Corte ordenou realizar uma investigação que permita revisar e interpretar os resultados das perícias realizadas pelos especialistas das Universidades de McMaster e Copenhague que analisaram restos extraídos do corpo exumado do poeta. Tais investigações não conseguiram determinar se a bactéria o matou ou não ou se ela foi inoculada.

Neruda era um dos principais opositores do regime de Pinochet, que havia deposto o governo do presidente socialista Salvador Allende, próximo ao prêmio Nobel.

O México havia disponibilizado um avião para levar o autor de "Canto Geral" ao país, assim que ele recebesse alta de uma clínica privada onde havia sido internado devido a complicações do câncer de próstata.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.