Descrição de chapéu Lollapalooza

Kings of Leon, que tocam no Lollapalooza, dizem estar habituados a tapar buracos

Vocalista do grupo, que substitui o Paramore no festival em São Paulo, discute a relação entre arte, família e religião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi em cima da hora que chegou o convite para a banda Kings of Leon cantar no Lollapalooza Brasil deste ano. Mas tudo bem, diz o vocalista Caleb Followill, eles já estão acostumados a serem tapa-buraco dos festivais. "Estamos felizes com essa ideia. Nos orgulhamos de ser bons ao vivo e de estarmos sempre preparados", afirma ele, por videoconferência.

O quarteto formado por Caleb, seus irmãos Jared e Nathan, e o primo Matthew, se apresenta em São Paulo neste sábado. A banda Paramore, que encabeçaria a programação do dia, cancelou seu show na metade de janeiro, a dois meses do evento, dizendo enfrentar problemas pessoais.

A banda Kings of Leon, formada por Caleb Followill, Nathan Followill, Matthew Folowill e Jared Followill
A banda Kings of Leon, formada por Caleb Followill, Nathan Followill, Matthew Folowill e Jared Followill - Divulgação

A substituição repercutiu mal nas redes sociais, com o festival sendo acusado de cancelar artistas importantes em todas as edições. Parte do público não gostou também da escalação do Kings of Leon, considerando que eles já vieram cinco vezes ao Brasil, sendo a última no próprio Lollapalooza, há cinco anos.

Caleb sabe que a plateia do seu show será formada por uma maioria de pessoas que não comprou ingressos para ver o Kings of Leon. Mas isso não o amedronta, e o jeito é tocar os hits para que todo mundo se divirta, ele diz.

O vocalista tem uma relação conturbada com "Sex on Fire", seu maior sucesso, de 2008. No passado, ele chegou a dizer que a faixa era terrível e que só a finalizou por insistência dos parceiros de banda.

"Estava orgulhoso do álbum inteiro [‘Only by the Night’], mas as pessoas só falavam sobre ‘Sex on Fire’. Eu era muito jovem, e queria mais que escutassem ‘Cold Desert’", afirma ele, mencionando uma faixa mais melancólica e menos famosa do mesmo disco.

"Sempre há dúvida e medo quando surge um hit porque você pensa ‘caramba, para onde vamos depois daqui?’. ‘É só isso? Atingimos o limite?’ Mas não acho que esse foi o caso", acrescenta, garantindo ter feito as pazes com a canção.

As faixas "Sex on Fire" e "Use Somebody", do mesmo álbum, furaram a bolha e turbinaram a fama da banda, antes mais conhecida no meio do rock alternativo e restrita aos palcos menores nos festivais.

Desde 2008, o Kings of Leon virou figurinha carimbada da programação de festivais. No Brasil, por exemplo, tocaram no Tim Festival em 2005, foram a atração principal do SWU em 2010, voltaram no Planeta Terra em 2012, e passaram pelo Circuito Banco do Brasil dois anos depois.

Ao longo da década, porém, o Kings of Leon perdeu a popularidade. Virou uma dessas bandas que lembram épocas específicas, dona de poucos sucessos. Mas não deixou de trabalhar e lançou outros quatro álbuns, nenhum com o mesmo apelo comercial de "Only by the Night".

Agora eles se preparam para lançar mais um disco, o "Can We Please Have Fun", no dia 10 de maio, um projeto que deve alcançar uma parcela maior de gente do que só os seus fãs, afirma Caleb.

"Os objetivos mudam com o tempo. Mas acho que estamos lutando para sermos respeitados", responde ele, ao ser questionado sobre a nova fase da carreira da banda.

Os irmãos Caleb, Jared e Nathan foram criados de forma rigorosa por um pai religioso —não podiam escutar música que não fosse gospel. Foi no rock, então, que eles encontraram um jeito de exprimir seus pensamentos e desejos mais libertários.

"Seja vindo de um lar religioso e desconjuntado, ou de um lugar estável, sua origem sempre vai influenciar seu trabalho", diz Caleb, sobre a relação com o passado familiar. "E aí, ao começar a fazer música, talvez você queira correr riscos, incluir alguns palavrões e tentar parecer gostosão."

"A religião não vem à tona quando estou escrevendo músicas", afirma também. "Mas ainda penso sobre isso, é parte da minha vida, sempre vou pensar sobre a minha infância. Às vezes de uma forma boa, outras mais negativa."

No Lollapalooza, o Kings of Leon toca no mesmo dia que o britânico Hozier e o grupo Thirty Seconds to Mars. Na data estão ainda Xamã e a banda Limp Bizkit. Quem encerra o dia é o grupo Titãs, com a turnê "Encontro".

Kings of Leon no Lollapalooza

Como assistir aos shows do Lollapalooza de casa

As principais apresentações também poderão ser vistas de casa pelo público. O canal Multishow vai transmitir os shows dos palcos Budweiser e Samsung Galaxy, a partir das 14h30. O canal Bis, por sua vez, vai exibir as apresentações que estão programadas para os palcos Perry’s by Johnnie Walker e Alternativo. Quem não tiver acesso a uma televisão poderá assistir às transmissões via Globoplay.

Veja o mapa do Lollapalooza e faça seu guia para shows e atrações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.