Alec Baldwin 'comprometeu' segurança no set de 'Rust', afirma promotora do caso

Ator enfrenta processo na Justiça por homicídio culposo de Halyna Hutchins, cujo viúvo é um dos produtores dos filmes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP

O ator Alec Baldwin, acusado pela morte da diretora de fotografia do filme "Rust" durante as filmagens, teria comprometido a segurança no set devido ao seu comportamento descontrolado, afirmou a promotora do caso em documentos judiciais divulgados nesta segunda-feira.

Baldwin, de 66 anos, será julgado em julho acusado de homicídio culposo após a morte de Halyna Hutchins em outubro de 2021, enquanto ensaiavam uma cena no rancho Bonanza Creek, nos Estados Unidos.

O ator Alec Baldwin - Mark Blinch/Reuters

O protagonista e coprodutor do filme de faroeste teria pressionado a armeira Hannah Gutierrez e a equipe para "trabalhar mais rápido" no set no estado americano de Novo México, disse a promotora Kari Morrissey em um detalhado relato das investigações e do processo judicial do caso.

"O constante pressionar do senhor Baldwin com a equipe no set de filmagens rotineiramente comprometia a segurança", disse Morrissey. "Além disso, o senhor Baldwin frequentemente gritava e xingava sem motivo aparente."

"Ver o comportamento do senhor Baldwin no set de 'Rust' é ver um homem que não controla suas próprias emoções de forma alguma e não se preocupa com o impacto de seu comportamento sobre os outros", explicou a promotora.

Gutierrez, que tinha 24 anos quando foi contratada por "Rust" para supervisionar as armas de produção, foi considerada culpada de homicídio culposo em março e deve ser sentenciada na próxima semana.

Morrissey questionou a contratação da jovem armeira dada sua pouca experiência. "Muitos membros da equipe de 'Rust' imediatamente perceberam que a senhora Gutierrez era inexperiente e estava sobrecarregada", disse.

"A combinação da negligência e inexperiência de Hannah Gutierrez e da falta de preocupação de Baldwin com a segurança ao seu redor seria fatal para Halyna Hutchins."

Morrissey apresentou o documento em resposta à defesa de Baldwin, que pediu a retirada das acusações no mês passado, dizendo estar sofrendo abusos judiciais.

A promotora não apenas responsabiliza diretamente Baldwin por disparar o revólver Colt .45 que tirou a vida de Hutchins e por ser indiferente no set, mas também por dar versões contraditórias sobre a tragédia em entrevistas.

Ela acusa também sua equipe de oito advogados por "inúmeras mentiras e manipulações", assim como ataques pessoais aos promotores responsáveis pelo caso.

Baldwin, que nega ter puxado o gatilho e se declara inocente, enfrenta até 18 meses de prisão se for considerado culpado por homicídio culposo. O ator, que está em liberdade sob fiança, chegou a um acordo judicial com o viúvo de Hutchins e concluiu as filmagens de "Rust" no ano passado no estado americano de Montana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.