Quem foi e o que pensava Paulo Freire, segundo seu biógrafo

Ilustríssima Conversa discute as ideias e a vida do educador com o professor Sérgio Haddad

Neste episódio do podcast Ilustríssima Conversa, o repórter Walter Porto recebe Sérgio Haddad, doutor em história e filosofia da educação, que lançou a biografia "O Educador - Um Perfil de Paulo Freire" pela editora Todavia.

O episódio discute a trajetória e as ideias de Freire, um dos acadêmicos mais citados do mundo, cujo trabalho na área da educação voltou a ser centro de um debate repleto de desinformação.

haddad refletido
O professor Sérgio Haddad, doutor em história e filosofia da educação, é o convidado do podcast Ilustríssima Conversa - Danilo Verpa/Folhapress

Paulo Freire nasceu no Recife, em 1921, e morreu aos 75 anos, em São Paulo. Ele criou um programa de alfabetização que virou referência internacional, coordenou um programa nacional na área no governo João Goulart, e foi secretário municipal de Educação de São Paulo, na prefeitura de Luiza Erundina (então no PT). 

O podcast comenta todos esses episódios e busca esclarecer quais eram as ideias de Paulo Freire, com ajuda de trechos de entrevistas dadas pelo próprio educador nos anos 1980 e 1990, depois de voltar do exílio.

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa a professora Giselle Beiguelman, que discutiu as políticas de memória e esquecimento do Brasil; o pastor progressista Henrique Vieira, que lançou "Amor como Revolução"; o antropólogo Luiz Eduardo Soares, que pesquisa segurança pública e estrutura das polícias; a psicanalista Maria Rita Kehl; o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik; a jornalista Cristina Serra, autora de livro sobre o desastre de Mariana; o cientista político Sérgio Abranches; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros. 

Você encontra a lista completa de episódios do programa no índice do podcast Ilustríssima Conversa

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.