Liberalismo que predominou no Brasil era conservador, diz Sérgio Adorno

Sociólogo discute no podcast a formação ideológica da elite que construiu o Estado brasileiro

Em sua tese de doutorado, agora reeditada no livro “Os Aprendizes do Poder” (Edusp), o sociólogo Sérgio Adorno analisou os bacharéis em direito que formaram a elite política responsável por construir o Estado brasileiro após a Independência.

Ele discute no podcast Ilustríssima Conversa a formação ideológica desses jovens intelectuais, um liberalismo de teor próximo ao conservadorismo e, no mais das vezes, oposto ao ideal de democracia. 

Ele também comenta sobre como o aprendizado de direito e política desses jovens, que vieram a ocupar quase todos os cargos públicos criados no século 19, ocorreu principalmente fora da sala de aula.

Isso porque os professores da Academia de Direito de São Paulo (que depois veio se incorporar à USP) se aferravam a conteúdos descolados da realidade de então —as aulas eram duramente criticadas e relegadas por mestres e alunos a segundo plano.

sérgio adorno na biblioteca
O sociólogo Sérgio Adorno, professor da Universidade de São Paulo e convidado do podcast da Ilustríssima - Avener Prado/Folhapress

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa Sueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil; Sidarta Ribeiro, neurocientista que estuda o sono e os sonhos; Laurentino Gomes, que falou sobre seu novo livro, "Escravidão"; Sérgio Haddad, biógrafo de Paulo Freire; a psicanalista Maria Rita Kehl; o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros. 

Você encontra a lista completa de episódios no índice do podcast Ilustríssima Conversa. ​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.