Pandemia tornou possível adotar medidas econômicas que não estavam no manual

Para Vinicius Torres Freire, crise do coronavírus obriga a pensar o que era impensável

O novo episódio do Ilustríssima Conversa, podcast da Folha em parceria com o Itaú Cultural, trata dos reflexos incontornáveis da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, o trabalho e as relações internacionais.

O convidado é o jornalista Vinicius Torres Freire, colunista da Folha, que está lançando o livro “Três Pragas do Vírus” pela editora Todavia.

A necessidade de ampliar gastos de governos e Bancos Centrais para fazer frente à emergência da crise deixou claro que medidas tidas como “impensáveis” por economistas ortodoxos tornaram-se perfeitamente pensáveis. "Adotar medidas que não estavam no manual tornou-se possível”, diz o entrevistado.

Torres acredita que o país poderia chegar a um novo acordo na área econômica, levando em conta a importância de continuar com as reformas e também a necessidade de empurrão na demanda.

O livro traz três três ensaios jornalísticos. O primeiro é uma incursão histórica na qual o autor aborda as medidas que eram tomadas por governantes na Idade Média e que hoje, no nosso século 21 da alta tecnologia, deixaram de ser adotadas com a presteza necessária.

O segundo ensaio é o da discussão sobre economia. Medidas largamente adotadas, ao contrário do que alguns trombeteavam, não levaram a um colapso econômico. A discussão é: essas providências não poderiam então ser aplicadas a outras emergências, como a pobreza e a desigualdade, por exemplo?

No terceiro ensaio, o livro aborda questões do mundo do trabalho, a partir do caso dos entregadores de aplicativo e da adoção do teletrabalho.

Retrato do jornalista Vinicius Torres Freire, autor de 'Três Pragas do Vírus'. - Eduardo Knapp/Folhapress

O Ilustríssima Conversa também pode ser acessado nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.​

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Elena Brugioni, que tratou de literaturas africanas e descolonização do imaginário; Marta Arretche, que discutiu desigualdade e políticas sociais no Brasil; Sérgio Augusto, que debateu os rumos do cinema em meio à pandemia de coronavírus; Sidney Chalhoub, que lembrou a politização de epidemias ao longo da história; Gilberto Nascimento, que abordou o crescimento da Igreja Universal e a ascensão política de Edir Macedo; Eliane Robert Moraes, que discutiu a censura ao sexo nas artes; Sueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil; Sérgio Adorno, que tratou do surgimento do liberalismo no Brasil, entre outros.

O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss​. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.