Portos brasileiros funcionam no meio do caos
Porto 24 Horas que trabalha apenas no horário comercial. Porto sem papel que não consegue eliminar a papelada. Filas de navios que querem carregar. Filas quilométricas de caminhões que querem descarregar.
Burocracia sobrevive à MP dos Portos
"A logística está no acostamento das estradas. Chegamos a esse absurdo", diz o engenheiro Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.
O sistema portuário nacional, 135º num ranking de 144 países elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, movimentou 904 milhões de toneladas de carga em 2012.
Mas a supersafra de grãos do Brasil em 2013 -que deve chegar a mais de 180 milhões de toneladas- revelou neste ano como os 34 portos brasileiros estão no limite e possuem infraestrutura precária e estrutura de fiscalização considerada burocrática e obsoleta por especialistas.
A Medida Provisória dos Portos, aprovada no Congresso Nacional na semana retrasada, é considerada um marco modernizante, mas deixou intocada a burocracia.
Para mudar esse cenário, o governo aguarda investimentos de R$ 54 bilhões nos portos nos próximos anos.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 25/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,07% | 124.646 | (17h36) |
Dolar Com. | +0,29% | R$ 5,1640 | (17h00) |
Euro | +0,48% | R$ 5,541 | (17h31) |