Empresas de internet patrocinam atletas para se tornar conhecidas
Lojas on-line e empresas de tecnologia costumam concentrar seu marketing em ações na própria internet —um meio mais imediato de atrair público. Mas algumas delas passaram também a patrocinar atletas como forma de ficar mais conhecidas.
O KaBuM!, que vende eletrônicos e instrumentos musicais pela web, renomeou o time de sua cidade natal, Limeira (SP), para Winner KaBuM! Limeira —o valor do contrato não foi divulgado.
A Joox, empresa que faz materiais como cartões de visita e adesivos personalizados, patrocinou a viagem de dois lutadores de judô juvenis no fim do ano passado.
Genau Lopes Junior, 32, fundador da empresa, diz que foram gastos cerca de R$ 5.000 com passagens para Chile e El Salvador.
Já a Meliuz, uma plataforma que dá desconto em lojas virtuais parceiras, patrocina o lutador de jiu-jítsu Sérvio Túlio. O sócio da empresa Ofli Guimarães, 28, diz que o investimento faz com que a companhia se aproxime de um de seus principais públicos: consumidores de materiais esportivos e suplementos alimentares.
O problema é que o impacto do investimento no esporte não pode ser medido de forma imediata, algo com que essas empresas não estão acostumadas.
UFC
A Easy Taxi patrocinou, no dia 15 de março, uma luta de Jéssica Andrade no UFC (campeonato de artes marciais mistas). Talis Gomes, 26, copresidente da companhia, diz que a ação gerou bons resultados, com boa exposição da marca durante a luta na imprensa e nas redes sociais.
Mas, como ele não consegue medir exatamente qual foi o resultado do investimento, não prevê repetir a experiência.
"Hoje, minha verba é para ser usada no crescimento da empresa. Não posso usar tudo para ações que servem para perpetuar a marca", afirma Gomes.
Eduardo Muniz, professor da ESPM, diz que o patrocínio a atletas de modalidades menos populares ajuda a atingir nichos de mercado.
Ele sugere cautela quanto aos resultados esperados, pois se estará concorrendo com muitas marcas que devem investir no esporte até a Olimpíada.
Divulgação | ||
![]() |
||
Jogadores do time Winner KaBuM! Limeira, patrocinado por uma empresa de comércio eletrônico |
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 04/07/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +0,39% | 126.164 | (17h39) |
Dolar Com. | -1,48% | R$ 5,4854 | (17h00) |
Euro | -1,70% | R$ 5,9297 | (17h31) |