Dona da Carolina Herrera negocia compra de participação na Granado
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Produtos expostos em vitrine da loja de cosméticos Granado |
A companhia espanhola de moda e perfumes Puig está em negociações avançadas para comprar uma participação minoritária no Grupo Granado, fabricante e varejista brasileira de produtos cosméticos, afirmaram quatro fontes com conhecimento do assunto.
A Puig, que tem sede em Barcelona e é controladora das marcas Carolina Herrera e Jean Paul Gaultier, pode pagar cerca de R$ 1 bilhão por uma participação de até 30% na Granado, disseram duas fontes.
O ex-executivo de banco de investimento do Citigroup Christopher Freeman, que comprou a Granado da família fundadora em 1994, quer um sócio para ajudar a companhia baseada no Rio de Janeiro em uma expansão internacional que começou três anos atrás com a abertura de uma pequena loja em Paris, afirmou uma terceira fonte à Reuters.
Ambas as partes estão trabalhando para anunciar um acordo nos próximos dias, disseram. Freeman começou a buscar um sócio minoritário no começo do ano, segundo as fontes.
Representantes da Granado não comentaram o assunto. Não foi possível contatar representantes da Puig fora do horário comercial.
A Granado, que teve faturamento de R$ 380 milhões no ano passado, tem conseguido crescimento médio de 20% ao longo da última década, segundo a terceira fonte. A empresa contratou os bancos de investimento do Itaú Unibanco e BTG Pactual para assessorar na transação, disseram as fontes. Os bancos não comentaram o assunto.
A Granado tem 47 lojas no Brasil, uma rede de distribuição e uma fábrica. Os produtos mais reconhecidos da Granado incluem o sabonete Phebo, comprado por Freeman em 2004.
Por sua parte, a Puig teve lucro líquido de € 126 milhões e receita de € 1,645 bilhão no ano passado. A empresa espera que o faturamento anual atinja € 2 bilhões até o final do próximo ano.
O Brasil é o terceiro maior mercado para cosméticos do mundo. Um acordo entre Puig e Granado ocorreria depois que a francesa Coty anunciou a compra da divisão de produtos de beleza da Hypermarcas por R$ 3,8 bilhões em novembro do ano passado.
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