China entra em mercado de aviação para competir com Boeing e Airbus
A China deu nesta sexta-feira (5) um importante passo em sua estratégia de tornar-se um participante relevante no mercado global de aviação e competir com as gigantes Boeing e Airbus, líderes do setor.
O jato C919, com capacidade de transportar entre 158 e 168 passageiros, pousou no aeroporto internacional de Xangai após um voo inaugural de 80 minutos, sendo ovacionado por milhares de dignatários, trabalhadores e entusiastas do setor.
Desenvolvido na China pela estatal Comac (Commercial Aircraft Corporation of China) e com tecnologias de companhias como General Electric, Safran, Honeywell e Goodrich, o avião é um símbolo das ambições do país de ingressar no mercado de jatos comerciais, estimado em US$ 2 trilhões ao longo das próximas duas décadas.
A China espera que o C919 dispute o mercado de corredor único, que representa mais de 50% das aeronaves em serviço no mundo. No entanto, o jato pode precisar de anos ainda de testes para obter certificações tanto na China quanto nos Estados Unidos e Europa.
O primeiro jato de passageiros desenvolvido na China, o avião regional ARJ-21, recebeu certificação em dezembro de 2014, seis anos depois do voo inaugural e mais de 12 anos depois de ser concebido. O avião fez seu primeiro voo com passageiros em junho do ano passado.
O cliente de lançamento do C919 é a companhia aérea China Eastern Airlines. A Comac afirma que tem 570 encomendas pelo modelo feitas por 23 clientes.
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