Saiba como travar dólar em compras no cartão contra oscilações no câmbio

Só Caixa permite segurar preço do dia, mas há opções para aumentar previsibilidade da fatura

Notas de dólares sobre mesa
Evite surpresas na fatura do cartão de crédito ao fazer compras no exterior - U Aung - 23.mai.18/Xinhua
São Paulo

A Caixa Econômica Federal ainda é o único dos grandes bancos brasileiros que aderiu à resolução do Banco Central que permite ao cliente travar a cotação da moeda estrangeira com o valor do dia da compra —e não com o da data do fechamento da fatura— com o cartão de crédito internacional.

A possibilidade foi anunciada pelo BC em novembro de 2016, mas a autoridade monetária estipulou que a adesão ficaria a cargo de cada instituição financeira.

A ideia é que, com essa alternativa, o consumidor possa evitar surpresas negativas com a oscilação da moeda entre o momento do gasto e o dia de fechamento da fatura.

Quem fez compras na primeira semana do mês passado por exemplo, pode ter levado um susto com o valor em sua fatura. Em 4 de maio, o dólar era cotado a R$ 3,52, mas saltou para R$ 3,73 no dia 30 —isso sem contar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e taxas administrativas.

Na Caixa, a opção por segurar a cotação do dólar deve ser feita na primeira vez em que o cliente liberar o cartão internacional, seja pelo aplicativo, pela central de atendimento ou nas agências. 

“Uma vez escolhida a forma de conversão, o cliente poderá mudá-la novamente depois de 90 dias, utilizando os mesmos canais”, afirma o banco.

A possibilidade vale também para compras via internet em sites de outros países.

Embora não trabalhem com a trava do preço nos moldes determinados pelo BC, grandes bancos oferecem outras opções para o consumidor tentar aumentar a previsibilidade da fatura ao realizar gastos internacionais.

O Itaú permite ao cliente fazer carregamento em dólar, euro ou libra nos cartões de crédito ou múltiplos.
Nesse serviço, o consumidor “carrega” o cartão com a moeda estrangeira, e a conversão é feita pela cotação do câmbio na data dessa recarga.

Compras em estabelecimentos, sites internacionais e saques no exterior são abatidos do saldo pré-carregado. 

Enquanto o saldo for suficiente para pagar pelas compras, o cartão funciona como um pré-pago. Depois, volta à função de crédito normal —em que a conversão é feita pela cotação da moeda na data do vencimento da fatura.

A cada transação, o cliente pode receber uma mensagem no celular (SMS) informando o saldo carregado disponível.

O pagamento da recarga pode ser via conta corrente ou cartão de crédito.

O Itaú ressalta que o serviço não está disponível para todos os cartões do banco. Estão de fora cartões como os de financeiras, que são predominantemente de uso nacional.

No Banco do Brasil, Bradesco e Santander, o cliente pode antecipar o pagamento da fatura, caso entenda que o dólar está mais favorável e queira usar a cotação daquele dia.

Antes de travar o câmbio no dia da compra, o consumidor deve considerar alguns fatores. A cotação dos bancos costuma ser maior do que a de casas de câmbio —é possível conferir o preço cobrado, que inclui a taxa, tarifas e impostos, neste link

Além disso, no Brasil, as transações em outras moedas estrangeiras são convertidas para dólar para depois serem transformadas em real. Assim, pode acontecer de a bandeira do cartão não utilizar a paridade pura da moeda para o dólar, adicionando algum spread (ganho).

É preciso levar em conta ainda as taxas adicionais cobradas. No cartão pré-pago e no de crédito, há IOF de 6,38% sobre a transação.

O que os bancos oferecem

Caixa econômica federal
Cliente escolhe se quer que a fatura do cartão de crédito internacional considere o câmbio no dia da compra ou no vencimento da fatura

Forma de conversão é definida ao desbloquear o cartão (por aplicativo, central de atendimento ou nas agências) e pode ser alterada após 90 dias

Itaú
No próprio cartão que já possui (crédito ou múltiplo), o cliente pode ativar a função de carga em moeda estrangeira comprando moeda

Disponível nas agências, pelo site do banco ou pela central de atendimento (3003-3030 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-727-3030 nas demais localidades ou chamadas de celular)

Banco do Brasil, Bradesco e Santander
Permitem a antecipação da fatura do cartão, caso o cliente entenda que a cotação do dólar está mais vantajosa do que no vencimento da fatura

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