Descrição de chapéu MPME

Formação em negócios é essencial para abrir empresa audiovisual

Cursos ajudam empreendedor a conhecer mercado, editais, leis de incentivo e estratégias de marketing

Mulher posa para a foto sentada em um banco alto e apoia o seu braço direito em uma bancada da sala de estar. Atrás dela, há uma janela e uma estante com livros
Silvia Cruz, criadora da distribuidora Vitrine Filmes, no escritório da empresa, na zona oeste de SP - Adriano Vizoni/Folhapress
Simone Tinti
São Paulo

Talentos em fotografia, iluminação e outras áreas criativas não faltam no Brasil, diz Moacyr Vezzani Neto, coordenador de comunicação e artes do Senac São Paulo. O que não há no país é entendimento de negócios. 

“É comum ver um grupo de amigos de faculdade montar uma produtora, mas não saber divulgar o produto no mercado, não investir na equipe comercial e de marketing”, afirma Vezzani Neto.

Um mercado aquecido é metade do caminho andado, mas é preciso, por exemplo, ter conhecimento de editais lançados pelo governo e de leis de incentivo ao audiovisual para aproveitá-lo. Quem quer empreender no setor tem hoje uma gama de cursos para escolher, além do tradicional audiovisual, que ajudam a desenvolver o lado empreendedor.

Silvia Cruz, 36, por exemplo, sempre gostou de cinema, mas não tinha talento criativo. Formou-se, então, em administração de empresas e, somando sua experiência em negócios e seu repertório cinematográfico, montou a Vitrine Filmes em 2010.

“Ainda na faculdade tive uma base de marketing e pesquisa de público, o que me ajudou bastante a iniciar o negócio”, conta. 

Hoje, a distribuidora especializada em produções nacionais, que lançou os filmes “Aquarius” e “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, conta com uma equipe de 25 pessoas, distribuídas pelas áreas de marketing, finanças e programação. “Sou responsável pela gestão e por pensar em projetos futuros”, diz ela.

Como em qualquer empresa, o dia a dia de produtores, distribuidoras ou salas de exibição envolve números, planilhas e orçamentos —que o empreendedor deve dominar. É essencial também conhecer o mercado: seu público-alvo e qual o melhor meio de difusão para suas obras.

“O mais importante é que os empreendedores tenham na cabeça que não basta produzir. O cineasta tem que pensar o tempo todo em seu público e nas estratégias para chegar até ele”, diz Marcos Nisti, sócio da Maria Farinha Filmes.

Um filme é, antes de tudo, um produto, afirma Luciana Rodrigues, coordenadora da pós-graduação em gestão de produtos e negócios audiovisuais da Faap. “E precisa ser tratado como tal. O profissional que consegue entender os mecanismos do audiovisual é que se tornará empreendedor”, opina.

A parte criativa também deve ser estudada. Para ingressar nesse mercado, que inclui empresas de realidade virtual e aumentada, animação, games e video mapping (projeção de vídeo em superfícies irregulares), é fundamental estudar a história do audiovisual e conhecer as linguagens em voga hoje em dia. 

“O profissional deve buscar conhecer história da arte, visitar exposição, ir ao cinema. Tem que correr atrás e se reinventar”, diz Eliane Weizmann, coordenadora da graduação em design gráfico e digital do Instituto Europeo di Design - IED São Paulo.


Cursos para empreender no setor

Gestão da produção e negócios audiovisuais
Onde Faap
Modalidade Pós-graduação
O que ensina Prepara o aluno para a gestão de uma produtora voltada a cinema, TV e internet. Inclui aspectos legais e administrativos, estratégias do mercado, práticas de captação de recursos e operações de lançamento e distribuição
Inscrições Abertas enquanto houver vagas até o início das aulas, em março
Quanto R$ 23.850

Produção audiovisual - projeto e negócio
Onde Senac
Modalidade Pós-graduação
O que ensina Equilibra a abordagem teórica e a preparação para o mercado. Inclui estudo do mercado, dos modelos de financiamento e planos de negócios, das políticas de audiovisual no Brasil e das conexões da produção audiovisual com a economia criativa
Inscrições A partir de 2/10
Quanto R$ 21.334

Cinema e audiovisual
Onde ESPM
Modalidade Graduação
O que ensina O curso, novo, se aprofunda em negócios, desenvolvimento artístico em produtos audiovisuais de ficção e documentais, plataformas interativas e games
Inscrições Abertas para o vestibular
Quanto Mensalidade de R$ 3.872

Produção executiva online - negócios do cinema e TV
Onde Academia Internacional de Cinema
Modalidade Curso livre a distância
O que ensina Com aulas semanais ao vivo pela internet, o curso ensina a comercializar um projeto audiovisual e a se preparar para um pitching
Inscrições Abertas, com início em 18 de outubro
Quanto R$ 2.969

Produção, criação e gestão audiovisual transmídia
Onde Cásper Líbero
Modalidade Pós-graduação
O que ensina Capacita o aluno para produção, criação e gestão de conteúdo audiovisual em diversas mídias. Estimula a pensar em narrativas que possam ser abarcadas em diversos meios. O curso tem como objetivo ensinar a pensar na integração de histórias, mídias e usuários
Inscrições Abertas até 3/10
Quanto Mensalidade de R$ 1.795,64

Produção executiva e gestão de televisão
Onde Fiam Faam Centro Universitário
Modalidade Pós-graduação
O que ensina O curso pretende ampliar o conhecimento a respeito de gestão de projetos para televisão. Engloba as etapas de formatação, análise, implementação, seleção, gestão de recursos humanos, captação e gestão de investimentos
Inscrições Abertas até 30/10
Quanto R$ 9.390

Design gráfico e digital
Onde IED
Modalidade Graduação
O que ensina Tem como objetivo desenvolver nos alunos a habilidade para trabalhar em projetos que envolvem múltiplas plataformas. Inclui conteúdos de identidade visual, design de interfaces e usabilidade para aplicativos, vídeo e fotografia
Inscrições Abertas para o vestibular
Quanto Mensalidade de R$ 3.256 

Kino - Vídeo do começo ao fim
Onde Perestroika
Modalidade Curso livre
O que ensina Produção de vídeo para a internet. O aluno vai aprender todas as etapas de criação, do roteiro à montagem de um canal no YouTube
Inscrições Abertas
Quanto R$ 1.650

Jogos digitais
Onde Laureate
Modalidade Especialização a distância
O que ensina Inclui conteúdos referentes a programação de jogos digitais, design gráfico, sonorização de jogos, projeto artístico e gerência de projetos de desenvolvimento de jogos
Inscrições Abertas o ano todo
Quanto R$ 3.435 em São Paulo, no polo Paulista

Gestão em economia criativa
Onde Belas Artes
Modalidade Pós-graduação
O que ensina Proporciona aos alunos conhecimentos em temas como liderança, marketing, custos, aspectos legais e propriedade intelectual, administração e projetos, vendas e estratégias de negociação e gestão de marcas/branding. Prepara o profissional criativo para adquirir habilidades gerenciais a fim de que possa desenvolver e administrar toda a cadeia do negócio
Inscrições Abertas
Quanto A partir de R$ 30.274,60

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.