Casas Bahia terá banco digital mirando consumidor sem serviços financeiros

Aplicativo permitirá transferência, recarga de celular e gerenciamento de carnê

Filipe Oliveira
São Paulo

A Via Varejo passa a disponibilizar nesta quarta-feira uma conta digital chamada BanQi, para atender principalmente consumidores de sua rede Casas Bahia.

O objetivo da companhia é atrair consumidores das classes C, D e E, especialmente os desbancarizados ou com pouco acesso a serviços financeiros.

O BanQi estará disponível a partir de um aplicativo. Por ele, será possível fazer operações financeiras transferências de dinheiro, recarregar tíquete de transporte público, pagamento via QR Code (similar ao código de barras e escaneado por câmeras de celular) e gerenciar o pagamento de carnês das Casas Bahia.

Ainda neste ano, o BanQi também deverá oferecer empréstimo pessoal, venda de seguros e cartão pré-pago.

O serviço irá concorrer com uma série de fintechs que disputam o mesmo público, oferecendo serviços financeiros com menos taxas do que os bancos tradicionais e atendimento online.

A principal concorrente da companhia a adotar o modelo deve ser a Nubank, com cerca de 5 milhões de clientes em sua conta digital NuConta.

Felipe Negrão, diretor financeiro da Via Varejo, diz acreditar que o público-alvo do Banqi e o da fintech são diferentes.

Enquanto a dona das Casas Bahia irá buscar um público de renda menor, o Nubank tem seu crescimento baseado principalmente nos públicos das classes A e B, afirma.

Segundo Negrão, as Casas Bahia terão vantagem ao atuar com o público de baixa renda, por já ter um grande volume de dados sobre consumidores do grupo e contar com as lojas físicas como espaço de divulgação dos produtos, atendimento ao consumidor e ponto para realização de saques e depósitos.

De acordo com ele, 800 lojas das Casas Bahia estarão prontas para oferecer o serviço e terão comunicação visual informando sobre o BanQi até 30 de julho.

Consumidores em busca de produtos em loja das Casas Bahia em São Paulo - Robson Ventura -29.dez.2017/Folhapress

O executivo não informou metas de clientes cadastrados nos primeiros meses da iniciativa, mas afirmou que elas são agressivas e que espera um crescimento híper-rápido.

Negrão diz que o maior custo da nova empreitada será na obtenção de clientes. Para isso, a empresa deverá investir em cash-back (promoções que envolvem devolução de parte do dinheiro gasto) e programas de recompensa para quem indicar novos usuários.

Segundo ele, o investimento que a companhia fará deve dar retorno em período de dois a três anos.

O principal ganho da empresa com o BanQi, segundo Negrão, será a possibilidade de aumentar a base de clientes que usam o crediário das Casas Bahia. Atualmente, são 5 milhões de clientes usando a modalidade.

A ferramenta também permitirá às Casas Bahia aprimorar a análise de crédito que faz dos consumidores, por dar à empresa maior conhecimento do padrão de consumo deles, afirma.

O projeto das Casas Bahia foi realizado em parceria com a startup AirFox, criada nos Estados Unidos pelo brasileiro Victor Santos.

A Via Varejo fechou em 2018 um acordo que dá a ela opção de compra de 80% da startup em até três anos. Por enquanto, a opção não foi exercida.

A marca BanQi foi desenvolvida em conjunto com a consultoria de branding GAD.

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