Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Enquanto corta cabelo, Bolsonaro fala sobre imposto de games e reforma tributária

Apesar de falar em redução da carga tributária, presidente diz que é difícil criar imposto único

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Em live em que aparece cortando o cabelo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (29) que a reforma tributária que será enviada pelo governo ao Congresso, no início de agosto, irá diminuir a carga de impostos no país. No entanto, disse que é difícil criar um imposto único, como é defendido por alguns setores.

Bolsonaro faz live enquanto corta cabelo
Em live, Bolsonaro corta cabelo e fala sobre reforma tributária e games - Reprodução/Facebook

“Diminuir a carga tributária está nos planos nossos, diminuir um pouco o imposto de renda. Fazer um imposto único é difícil, mas buscar o menor número de impostos. E tratar apenas de impostos federais, que todas as vezes que tentamos tratar de impostos estaduais e municipais não foi possível resolver esse assunto”, disse o presidente em uma transmissão ao vivo nas redes sociais enquanto cortava o cabelo.

Bolsonaro disse ainda que a proposta de governo deve ser enviada ao Congresso no início de agosto.

Uma outra proposta preparada pelos deputados já está em tramitação e teve a comissão especial criada pouco antes do recesso parlamentar. Além disso, o Senado também se prepara para apresentar um texto. Veja integra.

Jogos eletrônicos e impostos

O presidente aproveitou para retomar a redução de impostos que incidem sobre jogos eletrônicos. "Não dá para diminuir tudo isso agora, como vocês gostariam que fosse. Foi feito um decreto, foi analisado ai a questão de arrecadação. Vamos diminuir pouca coisa, mas vamos diminuir", disse.
 
Em julho, Bolsonaro sinalizou que o governo estuda reduzir impostos sobre a importação de produtos do setor de tecnologia da informação, como computadores e celulares, e chegou a mencionar a possibilidade de estender para jogos eletrônicos.
 

Ainda sobre os gamers, Bolsonaro demonstrou interesse em ir a um evento de games em São Paulo em 2020 e comentou a importância do setor para a economia. "Nós queremos que a indústria brasileira não fique escudada em isenção fiscal por que o IPI é alto, por que vem lá de fora", disse.

"O jogo não é apenas um jogo. Tem muito moleque que usa aquilo para fazer programas, [...] para salvar saguis, seja lá o que for", finalizou o presidente.

Bolsonaro ainda tentou diminuir o tom de sua crítica sobre o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, e disse que "não foram os militares" quem desapareceram com seu pai, Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.