Governo instala gabinete para acompanhar oscilação do petróleo

Em entrevista, Bolsonaro disse que Petrobras irá segurar o reajuste no preço da gasolina e no diesel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro criou um gabinete ministerial para acompanhar as oscilações internacionais no preço do barril de petróleo.

A estrutura funcionará no Ministério de Minas e Energia e, segundo o porta-voz da Presidência da República, discutirá planos de ação para evitar que a turbulência mundial eleve o preço dos combustíveis no país.

"O governo federal instalou um gabinete de acompanhamento da situação para manter o presidente informado e para a discussão de planos de ação para conter eventuais consequências e os seus reflexos que possam impactar o nosso país", disse o general Otávio Rêgo Barros.

0
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de lançamento da ID Estudantil, no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 6.nov.19/Folhapress

Em entrevista, Bolsonaro disse na segunda-feira (16) que a Petrobras irá segurar o reajuste no preço da gasolina e no diesel.

"Eu conversei agora pouco com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Ele me disse que, como é algo atípico e a principio tem um fim para acabar, ele não deve mexer no preço do combustível", afirmou.

O presidente ressaltou que a tendência natural é de que o preço nas refinarias e bombas acompanhe as oscilações internacionais, mas que se trata de uma crise inesperada.

"A tendência natural é você seguir o preço internacional para refinaria e para bomba. O governo federal já zerou seu imposto, a Cide, e não podemos exigir nada dos governadores no tocante a ICMS", ressaltou.

A avaliação na Petrobras é que o mercado ainda está muito volátil e que é preciso entender para onde vão as cotações internacionais, que subiram 13% na segunda-feira (16)

Foi a maior alta diária desde o fim de 2008, em resposta a corte recorde na produção mundial após ataques a instalações petrolíferas na Arábia Saudita, que tirou do mercado uma capacidade equivalente a 5,7 milhões de barris por dia, ou 5% da oferta global.

A política de preços da companhia prevê acompanhar as cotações internacionais, com base em um conceito conhecido como paridade de importação —que simula quanto custaria para trazer combustíveis ao mercado interno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.