Grandes fundos lançam programa para contratação de jovens vulneráveis

Iniciativa já reúne Vinci, Pátria, Península, Carlyle, EB Capital e Warburg Pincus; meta é envolver mais gestores e empresas que recebem investimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Representante dos fundos que investem em participações de empresas, a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) lança nesta quinta (20) iniciativa para ampliar a contratação e a qualificação de jovens de baixa renda e de minorias nas companhias onde eles injetam recursos.

A entidade reúne 130 gestores de fundos, incluindo os dedicados a startups e a empresas maduras. Juntos, eles contam com 850 empresas investidas.

A iniciativa, que ganhou o nome “Contrate um Jovem e Transforme o País”, nasce com adesão de 12 fundos que participaram de sua elaboração, entre eles grupos conhecidos, como Vinci, Pátria, Península, The Carlyle Group e Warburg Pincus.

Luciana Ribeiro, sócia da gestora EB Capital e coordenadora do Comitê Brasil 2030 da ABVCAP, diz que o objetivo é que 50% das gestoras que fazem parte da associação se tornem signatárias da campanha em um ano.

Segundo a executiva, o movimento da entidade vem em momento em que empresas discutem com mais frequência a necessidade de cumprir critérios ESG (ambientais, sociais e de governança), ajudando elas a tornarem seus compromissos realidade.

Luciana Ribeiro, sócia da gestora de private equity EB Capital e coordenadora do Comitê Brasil 2030 da ABVCA - Divulgação

A partir do programa, as signatárias se comprometem a preparar em um ano as áreas de recursos humanos das empresas em que investem para contratar pessoas com idade de 14 a 24 anos, tomar medidas para ampliar a retenção desses jovens e auxiliar seu desenvolvimento profissional.

Haverá acompanhamento semestral dos resultados obtidos pelos fundos signatários, diz Ribeiro.

A executiva afirma que, apesar de as empresas investidas pelos fundos terem muitas vagas abertas e o desemprego entre jovens ser muito alto, ainda há dificuldade para que mais contratações aconteçam, por causa da falta de qualificação.

A ABVCAP conta com apoio da Unicef para sua iniciativa, , a partir do programa 1 Milhão de Oportunidades, que oferece treinamento e apoio no encaminhamento profissional dos jovens, do Pacto Global da ONU e da rede de investidores PRI (Principles for Responsible Investment).

Ribeiro diz que também será construído um grupo de ONGs parceiras para ajudar os fundos nas contratações e nos treinamentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.