Descrição de chapéu Aeroin Ásia

China detalha aeronave capaz de viajar o mundo em 1 hora

Modelo deverá atingir velocidade média de 7.300 km/h na aceleração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juliano Gianotto
Aeroin

Na corrida internacional para produzir aeronaves cada vez mais rápidas, a China dispara na frente com o desenvolvimento de um novo modelo que deverá atingir seis vezes a velocidade do som, tornando-se o mais rápido do mundo.

Segundo o cronograma, a aeronave poderá começar as operações no ano de 2035 e transportar dez pessoas a bordo para qualquer lugar da terra em até uma hora. Em 2045, o plano é transportar cem pessoas.

Os novos detalhes do projeto indicam que o modelo, que usa como referência o projeto Starry Sky-2, terá cerca de 45 metros —um terço a mais de comprimento que um Boeing 737-700— com asas em delta, semelhantes às do Concorde, mas com as pontas para cima. Além disso, a aeronave terá dois motores montados na parte superior da fuselagem.

Segundo informações do jornal South China Morning Post, pesquisadores da China já começaram a testar modelos aerodinâmicos no espaço para avaliar seu desempenho em altas altitudes.

O Starry Sky 2, que serve de referência para o avião hipersônico - Reprodução

Esses testes são necessários diante dos desafios aerodinâmicos impostos pela velocidade hipersônica (superior a cinco vezes a velocidade do som).

Nos testes realizados com a Starry Sky-2, foram observadas áreas suscetíveis a receber picos repentinos de calor e pressão, sendo necessária uma proteção extra, já que a aeronave atingirá velocidades médias de cerca de 7.300 km/h em sua aceleração para a velocidade máxima.

O projeto está sendo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais —os mesmo centros responsáveis pelas missões espaciais em Marte e na Lua. ​

Em vídeo de 2018, é possível ver um teste da tecnologia do projeto hipersônico Starry Sky-2 em altas altitudes e velocidades.

Erramos: o texto foi alterado

​Starry Sky-2 não é o nome da aeronave de velocidade hipersônica em desenvolvimento pela China, mas sim um projeto militar que lhe serve de referência. A velocidade de 7.300 km/h não é a máxima, mas a média que a nova aeronave deve atingir. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.