Minerais usados em carros elétricos terão certificado verde por blockchain

Sistema financiado pela União Europeia terá padrões globais e atestará produção sustentável de terras-raras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Onstad
Londres | Reuters

Um programa de certificação financiado pela União Europeia usando blockchain está sendo desenvolvido para atestar condições de produção sustentável de terras-raras, pois as montadoras de veículos exigem provas de que os materiais usados ​​para fabricar componentes de motores e baterias de veículos elétricos não estão ligados à poluição desenfreada.

O sistema estabelecerá padrões globais e dará confiança aos consumidores que exigem produtos que possam ser considerados sustentáveis, disseram dois dos organizadores à Reuters.

As terras-raras são 17 minerais relacionados, encontrados dispersos na crosta terrestre e usados ​em motores de veículos elétricos e geradores de turbinas eólicas. O processamento de minério de terras raras é uma operação complexa, envolvendo solventes e resíduos tóxicos que precisam ser descartados com cuidado.

Ponto de recarga rápida instalado pela empresa EDP em parceria com o grupo Volkswagen na cidade de Caraguatatuba, litoral de São Paulo
Ponto de recarga rápida instalado pela empresa EDP em parceria com o grupo Volkswagen na cidade de Caraguatatuba, litoral de São Paulo - Divulgação

O Sistema Circular para Avaliação da Sustentabilidade de Terras-Raras, ou CSyARES, deve estar pronto em cerca de três anos, disse a Reia (Associação da Indústria de Terras-Raras) e a empresa holandesa de rastreabilidade de suprimentos Circularise.

A União Europeia está financiando o projeto por meio da EIT Raw Materials, uma organização que implementa um plano de ação do bloco europeu elaborado em 2020 para garantir minerais críticos para o bloco. O valor do financiamento não foi divulgado.

O sistema rastreará os metais de terras-raras usando tokens blockchain, ou passaportes digitais, através da complexa cadeia de suprimentos, desde a mineração até o fim da vida útil, disse Teresa Oberhauser, da Circularise.

Circularise e Reia são dois dos cinco parceiros envolvidos no CSyARES. Os outros três são a alemã BEC, a dinamarquesa Grundfos e a londrina Minviro.

As empresas de auditoria já emitem certificados de sustentabilidade de produtos de mineração, incluindo alguns metais raros.

A União Europeia considera as terras raras como prioridade máxima porque 98% dos ímãs permanentes do bloco, também vitais para o setor militar, são importados da China.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.