Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Bolsas europeias voltam a cair e rublo se recupera em meio a guerra na Ucrânia

Pregão da Bolsa brasileira voltará apenas na quarta-feira (2), às 13h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington e Londres | AFP

As bolsas europeias voltam a cair fortemente nesta terça-feira (1º), em meio a crescentes preocupações pela situação da economia mundial após o ataque russo à Ucrânia e às sanções impostas a Moscou.

O petróleo voltou a ser negociado acima dos 100 dólares por barril, nesta terça-feira, à medida que os mercados se debatem contra a grande incerteza causada pela invasão russa da Ucrânia, enquanto o rublo recupera de um conjunto de sanções impostas pelo Ocidente. Nesta terça, a empresa TotalEnergies anunciou que não vai mais financiar projetos na Rússia, seguindo movimentos da Shell, BP e da norueguesa Equinor para sair de posições no país rico em energia.

Os mercados bolsistas russos permaneceram suspensos e algumas plataformas de negociação de obrigações já não mostravam os preços.

Por volta das 6h25, horário de Brasília, o índice DAX, principal da Bolsa de Frankfurt, caía 2,03%, enquanto o CAC de Paris perdia 1,77%. O índice de Milão sofria queda de 1,41%, e o de Londres, de 0,36%.

As bolsas da Ásia, por sua vez, fecharam em alta. Tóquio subiu 1,20%, Hong Kong, 0,21%, e Xangai, 0,77%.

"Os índices europeus continuam sob pressão por causa da guerra", comentou o analista Ipek Ozkardeskaya, de SwissQuote.

Negociador opera na Bolsa de Nova York - Brendan McDermid - 18.jan.2022/Reuters

Nesta segunda (28), os mercados europeus terminaram no vermelho: Paris e Milão perderam, 1,39% cada, Frankfurt, 0,73%, e Londres, 0,42%. En Madrid, a queda foi mais leve, de 0,09%.

A Bolsa de Nova York, que abriu em baixa, terminou mista considerando o impacto das severas sanções financeiras do Ocidente à Rússia. O índice de ações americanas S&P 500 recuou 0,24% na segunda-feira, enquanto o Dow Jones teve desvalorização de 0,49%, com a venda de papéis de investidores, que procuravam reduzir o risco provocado pelo início da guerra financeira do Ocidente contra a Rússia. Já o índice Nasdaq, de empresas de tecnologia, fechou em alta de 0,41%.

Na segunda, o banco central russo mais que dobrou sua taxa de juros, que passou a 20%, depois que a cotação do rublo despencou por causa das sanções econômicas.

O barril do tipo Brent, petróleo de referência na Europa, disparou mais de 5%. Os investidores temem rupturas no fornecimento russo de energia após as várias sanções ocidentais contra Moscou. Perto das 9h, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em maio subia 5,01%, a US$ 102,88.

Os preços do trigo também dispararam na segunda, e teriam subido ainda mais se não fosse o limite estabelecido pelo mercado de Chicago. A Ucrânia está entre os dez maiores exportadores da commodity.

A negociação da variedade de inverno SRW (Soft Red Winter Wheat) com vencimento em maio terminou em uma alta de 8,63%, a US$ 9,34 por bushel (27 kg) nos Estados Unidos. Na Europa, o grão bateu um novo recorde na mesma semana após ser cotado em 322,50 euros por tonelada.

O pregão da Bolsa brasileira voltará apenas na quarta-feira (2), às 13h, devido ao Carnaval.

Sanções econômicas à Rússia e as reações do mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.