Descrição de chapéu oriente médio

Ericsson e seu CEO são processados nos EUA por conduta no Iraque

Empresa perdeu parte do valor de mercado desde que informações sobre supostas propinas surgiram na mídia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Johan Ahlander Nate Raymond
Estocolmo | Reuters

A companhia sueca de telecomunicações Ericsson, seu CEO e seu vice-presidente de finanças estão sendo acusados em um processo judicial coletivo nos Estados Unidos de iludir investidores sobre as transações da empresa no Iraque, de acordo com uma petição apresentada a um tribunal de Nova York na sexta-feira (4).

A Ericsson tem posição central em um escândalo sobre possíveis pagamentos ao Estado Islâmico, no Iraque. Na quarta-feira (2), o Departamento da Justiça dos Estados Unidos informou que a empresa havia violado um acordo de 2019, que postergou um processo contra ela, por não ter revelado detalhes sobre suas operações no Iraque.

A petição, apresentada pelo escritório de advocacia Pomerantz ao tribunal distrital do distrito leste de Nova York, afirma que a Ericsson entre outras coisas iludiu investidores ao exagerar em suas declarações quanto à eliminação do uso de propinas.

Logo da Ericsson em sua sede, em Estocolmo, Suécia - Olof Swahnberg - 14.jun.2018/Reuters

Um porta-voz da Ericsson não foi localizado de imediato para comentar, mas a empresa afirmou em um breve comunicado que ela "e alguns de seus dirigentes" haviam sido acusados em conexão com "declarações supostamente falsas e enganosas" relativas ao Iraque.

Sob as condições do acordo assinado em 2019, a Ericsson pagou mais de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) para resolver uma série de acusações de corrupção, envolvendo propinas na China, Vietnã e Djibuti, e concordou em cooperar com o Departamento da Justiça em outras investigações.

A Ericsson perdeu quase um terço de seu valor de mercado desde que informações sobre as supostas propinas surgiram na mídia, em fevereiro.

A empresa afirmou que uma investigação interna, encerrada em 2019 mas só revelada publicamente no mês passado, depois que a mídia começou a investigar o assunto, haviam identificado pagamentos feitos para contornar a alfândega iraquiana, em um período no qual organizações militantes, entre as quais o Estado Islâmico, controlavam algumas rotas.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.