Descrição de chapéu The New York Times twitter

Quatro mudanças que podem ocorrer no Twitter com Elon Musk

Bilionário tem moderação de conteúdo e algoritmo da plataforma como alvos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melina Delkic
Nova York | The New York Times

Elon Musk às vezes pode ser confuso, e suas opiniões políticas são evasivas, o que torna difícil determinar exatamente o que o bilionário pode fazer após adquirir o Twitter. Mas nas últimas semanas e meses Musk deu mais dicas sobre o que ele mudaria na rede social —em entrevistas, registros regulatórios e, é claro, em seu perfil na plataforma.

Aqui estão as principais áreas que Musk pode tentar modificar:

Moderadores de liberdade de expressão e conteúdo

Musk frequentemente manifestou preocupação sobre os moderadores de conteúdo do Twitter, que, em sua opinião, se excedem e intervêm demais na plataforma, que ele vê como "a praça pública de fato" da internet.

No documento regulatório no qual anunciou sua tentativa de comprar o Twitter, ele escreveu: "Investi no Twitter porque acredito em seu potencial para ser a plataforma da liberdade de expressão em todo o mundo, e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia funcional".

Perfil de Elon Musk no Twitter em smartphone ao lado de logo da rede social - Dado Ruvic - 15.abr.2022/Reuters

Ele acrescentou que não confiava na liderança atual da empresa para fazer as mudanças que considera necessárias e priorizar suas ideias sobre liberdade de expressão na plataforma. "Depois que fiz meu investimento, agora percebo que a empresa não prosperará nem atenderá a esse imperativo social em sua forma atual", escreveu ele.

Em um tuíte na segunda-feira (25), Musk disse esperar que até seus "piores críticos" continuem usando a plataforma, "porque é isso que significa liberdade de expressão".

A questão Trump

Musk não comentou publicamente como lidaria com a conta banida do ex-presidente Donald Trump no Twitter. Mas seus comentários sobre liberdade de expressão alimentaram especulações de que a rede social, sob sua propriedade, poderia restabelecer Trump, que foi barrado da plataforma no ano passado.

Após o motim de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, o Twitter disse que Trump violou suas políticas ao incitar a violência entre seus apoiadores. O Facebook também baniu Trump por esse motivo.

O ex-presidente, que era conhecido por tuítes que criticavam oponentes e às vezes anunciavam mudanças de políticas, também está tentando fazer seu próprio site de rede social decolar. Sua startup, Truth Social, tem lutado para atrair usuários, e o problema pode piorar agora que Musk sugeriu mudar as regras de moderação de conteúdo no Twitter. Trump disse em uma entrevista recente que provavelmente não voltaria ao Twitter, caso pudesse.

O algoritmo

Em uma conferência TED este mês, Musk explicou seus planos de tornar o algoritmo da empresa um modelo de código aberto, que permitiria aos usuários ver o código mostrando como certas postagens surgiram em suas linhas do tempo.

Ele disse que o método de código aberto seria melhor do que "ter tuítes sendo promovidos e rebaixados misteriosamente sem nenhuma percepção do que está acontecendo".

Musk também apontou antes para a politização da plataforma, e recentemente tuitou que as políticas de qualquer plataforma de rede social "são boas se os 10% mais extremos da esquerda e da direita estiverem igualmente infelizes".

Quem usa a plataforma e como

Antes de se oferecer para comprar o Twitter, Musk expressou preocupação pela relevância da plataforma.

Quando uma conta postou uma lista das dez contas mais seguidas no Twitter, incluindo a do ex-presidente Barack Obama e das estrelas pop Justin Bieber e Katy Perry, Musk respondeu: "A maioria dessas contas 'top' tuítam raramente e publicam muito pouco conteúdo. O Twitter está morrendo?"

Mais recentemente, o presidente-executivo da Tesla prometeu em um tuíte na quinta-feira que "derrotaria os robôs de spam ou morreria tentando!"

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.