Descrição de chapéu inflação

Confiança do consumidor piora em maio com receios sobre inflação e emprego

'Cenário para próximos meses não sinaliza tendência clara de recuperação', diz coordenadora das sondagens da FGV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luana Maria Benedito
São Paulo | Reuters

A confiança dos consumidores brasileiros piorou em maio, diante da inflação elevada e da dificuldade de obter emprego, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgados nesta quarta-feira (25).

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da FGV teve queda de 3,1 pontos neste mês, para 75,5 pontos.

O ISA (Índice de Situação Atual), que reflete o sentimento do consumidor sobre o momento presente, ficou estável em 69,1 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas), que abrange a percepção sobre os próximos meses, recuou 5,1 pontos, para 81,0 pontos, menor nível desde janeiro passado (80,7 pontos).

Consumidores fazem compras em rua comercial de São Paulo - Amanda Perobelli - 19.jun.2020/Reuters

"Os últimos resultados da confiança do consumidor mostram que apesar da melhora da pandemia e do pacote de incentivos para alívio da pressão financeira das famílias, a inflação e a dificuldade de obter emprego continuam impactando negativamente as famílias, principalmente as de menor renda", ressaltou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

Dados divulgados na véspera pelo IBGE mostraram que a alta do IPCA-15, considerado prévia da inflação, desacelerou a 0,59%, de 1,73% no mês anterior. Apesar do número mais baixo, a leitura representou a maior variação para um mês de maio desde 2016 (+0,86%) e ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de avanço de 0,45%.

"Além disso, há uma preocupação com as perspectivas futuras que serão afetadas por um ano eleitoral que promete ser bastante acirrado. O cenário para os próximos meses não sinaliza uma tendência clara de recuperação, principalmente diante dos desafios expostos", completou Bittencourt.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.