Quiet quitting, quiz de notícias da semana e o que importa no mercado

Leia a edição da newsletter FolhaMercado desta sexta-feira (26)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta sexta-feira (26). Quer recebê-la de segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo:



Como conversar com o chefe sobre quiet quitting?

Quiet quitting virou o termo da moda no mercado de trabalho americano ao evidenciar a necessidade de equilíbrio entre o emprego e a vida pessoal.

Mas como atingir esse meio termo sem parecer desleixado ou acabar piorando a saúde mental? A Folha foi ouvir os especialistas.

Entenda: o termo que viralizou no TikTok significa demissão silenciosa, mas seus adeptos não querem deixar o trabalho. A ideia é impor limites, como cumprir a jornada combinada, sem extrapolar suas funções e horários.

  • Na hora de abordar o chefe quanto a isso, os especialistas dizem que é preciso ter cuidado com a forma de comunicar e entender a cultura organizacional –demandas, necessidades– de cada empresa.
  • Eles ressaltam ainda que é importante manter um nível de engajamento saudável com o emprego, sem deixar de ver nele algum sentido, para que a relação não descambe para um modo de cumprir tabela.

Por que importa: a repercussão do termo não acontece por acaso. A pandemia trouxe o home office e com ele a dificuldade de diluir os limites entre casa e trabalho.

  • A crise sanitária acabou só por evidenciar um quadro de avaria na saúde mensal dos trabalhadores que já existia antes dela.

Por que o Jackson Hole importa?

Banqueiros centrais de todo o mundo se reúnem nesta semana no meio oeste americano para o Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole, encontro anual mais importante entre os tomadores de decisão de política monetária.

O evento é monitorado de perto pelo mercado pois o que é discutido lá pode indicar um rumo da trajetória de juros das principais economias –principalmente a dos EUA–, ingrediente decisivo para os mercados globais de ações, títulos e câmbio.



O que o mercado está esperando: a fala de Jerome Powell, presidente do Fed.

  • Há expectativa de uma indicação sobre como ele vê a trajetória do atual ciclo de juros, ou seja, até que ponto deve subir e quando pode começar a cair diante de uma inflação que bateu o pico de 40 anos e que nasceu na crise de oferta gerada pela pandemia.
  • Os analistas também estão à espera de um sinal acerca da reunião de setembro, após os dados recentes da atividade americana terem registrado uma desaceleração na economia.

Por que importa: uma declaração mais dura de Powell em relação aos juros deve aumentar a aversão ao risco nos mercados, tirando recursos de países emergentes e valorizando o dólar. Para o Brasil, isso significa queda na Bolsa, alta nos juros e pressão na inflação.


Evento teve momentos marcantes: foi no encontro de 2007 que houve o alerta para problemas nos financiamentos imobiliários dos EUA, cujo estouro da bolha em 2008 provocou uma crise econômica mundial.

  • Nos anos 1980, a conferência antecipou uma alta histórica dos juros nos Estados Unidos, que teve entre seus efeitos colaterais uma grave crise da dívida pública nos países da América do Sul.

Mais sobre mercado financeiro:
Michael Viriato, do blog De Grão em Grão, explica qual o sentido para o investidor alugar uma ação na Bolsa e quanto ele pode ganhar com isso.


Dê uma pausa

  • Para assistir: Industry - no HBO Max.

A série leva o espectador para o competitivo ambiente de um banco de investimentos ao acompanhar a trajetória de jovens trainees que têm seis meses para provar seu valor e permanecer na companhia de forma definitiva.

Os novatos são da Pierpont & Co., um banco de investimento fictício no distrito financeiro de Londres. Eles são alocados em diferentes áreas do banco e penam para se adaptar a uma cultura definida tanto por sexo, drogas e ego quanto por negócios e lucro.



A série foi criada por Mickey Down e Konrad Kay, que trabalharam no ramo de finanças antes de serem excluídos de processos semelhantes aos que a série mostra.

A segunda temporada de Industry estreou neste mês no HBO Max, e quatro episódios já foram lançados.

Além da economia:

  • Sufrágio: ouça novo podcast da Folha que discute caminhos e desafios para mulheres na política.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.