Charles 3º deverá olhar para a esquerda nas moedas britânicas; entenda o motivo

Perfil da rainha Elizabeth 2ª fica virado à direita nas moedas; para as notas, ainda não há um padrão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isabella Simonetti
The New York Times

Existem 29 bilhões de moedas britânicas em circulação com o rosto da rainha Elizabeth 2ª. Desde que ela apareceu pela primeira vez nas moedas, um ano após sua ascensão ao trono, em 1952, a Casa da Moeda Real usou cinco retratos diferentes. E em todos ela está voltada para o lado direito.

Agora é a vez do rei Charles 3º aparecer nas moedas, mas ele provavelmente estará olhando na outra direção.

Desde o reinado de Charles 2º, no século 17, o monarca normalmente aparece nas moedas na posição oposta à de seu antecessor, de acordo com o site da família real. Como Elizabeth estava voltada para a direita, o novo rei provavelmente será mostrado olhando para a esquerda.

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, é a vez de Charles 3º aparecer nas moedas britânicas, mas ele provavelmente estará olhando na direção oposta à monarca - Andrew Milligan e Jason Cairnduff/Reuters

Houve uma exceção: Eduardo 8º, que foi rei por menos de um ano em 1936, olhava para a esquerda porque era o que ele preferia, embora o monarca antes dele, Jorge 5º, também olhasse para a esquerda. A tradição foi retomada com Jorge 6º, que olhou para a esquerda. Ele reinou até sua morte, em 1952.

"Pode ter um uso prático no fato de que obviamente marca uma diferença em relação ao reinado anterior", disse Nigel Fletcher, professor do King's College London. Segundo ele, depois que novas imagens de Charles forem criadas, os moldes serão produzidos para fazer a moeda.

As cédulas de dinheiro são uma questão diferente. Em 1960, Elizabeth se tornou a primeira monarca a aparecer em notas bancárias, o que significa que não há convenção sobre o lado para onde o monarca olha nas notas. Existem mais de 4,7 bilhões de notas do Banco da Inglaterra em circulação.

Com a nação em luto, não está claro quando as mudanças serão feitas. O processo de lançamento da nova moeda "não acontecerá da noite para o dia", disse Ethan Ilzetzki, professor associado da London School of Economics.

Andrew Bailey, governador do Banco da Inglaterra, disse em comunicado na quinta-feira (8) que um anúncio só será feito depois que o período de luto termine.

A Royal Mint, órgão responsável pela produção de moedas na Grã-Bretanha, disse em comunicado que "mais informações se seguirão", mas não especificou um cronograma. "Como respeitamos este período de luto respeitoso [sic], continuamos a cunhar moedas como de costume", disse a Casa da Moeda Real.

A iminente alteração da moeda britânica coincide com a substituição contínua de notas de papel por polímero, um material mais limpo e que oferece maior proteção contra fraudes. A mudança para o polímero começou em 2016 e, após 30 de setembro, as pessoas não poderão mais usar as notas atuais de 20 e 50 libras para pagamentos, mas poderão trocá-las em alguns bancos ou no Banco da Inglaterra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.