Bolsonaristas protestam e interditam vias da marginal Tietê

Manifestação ocorre no sentido Ayrton Senna, próximo da ponte das Bandeiras; carros passavam apenas pela faixa local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas neste domingo (30), protestam na marginal Tietê, em São Paulo, na noite desta segunda (31). Os manifestantes bloquearam cerca de 300 metros das pistas 1, 2 e 3, mais rápidas, e os carros passam apenas pela pista 4 (local) no início da noite no sentido Ayrton Senna, perto da ponte das Bandeiras.

Com bandeiras do Brasil e cantando hinos como "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão", manifestantes recebiam apoio de motoristas que passavam pelo local e buzinavam. A reportagem flagrou o momento em que um caminhão do Exército passou pelo protesto e o militar cumprimentou os participantes.

Segundo o site da CET, a lentidão na marginal Tietê chegou a 6,3 km no início da noite. Considerada a principal via expressa da capital, por interligar as regiões oeste, norte, central e leste, a via foi ocupada por bandeiras do Brasil e chegou a ter cerca de cem manifestantes no início da noite.

Bolsonaristas fazem protesto na marginal Tietê, próximo da ponte das Bandeiras - Ana Paula Branco/Folhapress

Por volta das 20h30, eles fecharam as quatro pistas para cantar o Hino Nacional. Os participantes aguardavam pronunciamento do presidente Bolsonaro, que, no entanto, completou na noite desta segunda-feira 24 horas em silêncio após derrota para o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Se ele reconhecer a votação, vamos para a casa", disse um manifestante que preferiu não se identificar.

O plano é permanecer no local a madrugada toda, em revezamento, segundo os bolsonaristas, se o presidente continuar em silêncio.

Apoiadores de Jair Bolsonaro fazem churrasco na marginal Tietê durante protesto - Mathilde Missioneiro - 31.out.2022/Folhapress

O principal mote do protesto é questionar o resultado do segundo turno da eleição 2022, um dos pleitos mais apertados da história brasileira desde a redemocratização.

Reportagem da Folha mostrou que, neste domingo, com 1% das urnas apuradas, a narrativa de que a eleição estaria fraudada já povoava grupos bolsonaristas no Telegram.

A manifestação deve piorar o trânsito no local num dia de alto índice de lentidão. Após dias quentes, a capital paulista amanheceu nesta segunda (31) com o trânsito mais lento do mês de outubro e pancadas de chuva.

Segundo dados da CET, a lentidão para o período entre 6h e 8h da manhã superou todos os outros dias do mês de outubro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.