Descrição de chapéu Financial Times jornalismo mídia

Murdoch propõe fusão entre Fox e News Corp

Empresas avaliam acordo que reconfiguraria império de mídia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Nicolaou James Fontanella-Khan
Nova York e Londres | Financial Times

Rupert Murdoch quer fundir a Fox com a News Corp, um acordo que reuniria o grupo de televisão dono do canal a cabo Fox News com o proprietário de jornais como The Wall Street Journal.

O magnata da mídia de 91 anos propôs a combinação das duas empresas em um acordo de ações, num movimento para ganhar escala em um cenário de mídia altamente competitivo e consolidado.

Os conselhos administrativos da Fox e da News Corp discutiram um acordo nas últimas semanas e criaram comitês especiais de diretores independentes para avaliar a fusão, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

Rupert Murdoch em partida de tênis em Nova York - Mike Segar - 10.set.2017/Reuters

Não está claro quem lideraria o grupo combinado. Acredita-se que Lachlan Murdoch, executivo-chefe da Fox e filho mais velho de Rupert, participe da liderança, disse uma pessoa próxima ao processo. A Fox tem uma capitalização de mercado de US$ 17 bilhões, em comparação com US$ 9 bilhões da News Corp.

A medida ocorre dez anos após Murdoch decidir dividir seu império, dizendo na época que suas participações em jornais e ativos de televisão seriam melhor administradas como entidades separadas.

Mas na última década a internet transformou o negócio de mídia e o setor se consolidou. Murdoch vendeu em 2019 a maior parte de seus ativos da Fox para a Disney, transformando o grupo restante em um peixe pequeno num setor de conglomerados. Enfrentando a concorrência das maiores empresas do mundo –Amazon, Netflix, Apple e Google–, Murdoch tenta ganhar escala, disseram pessoas informadas sobre o assunto.

Os Murdoch veem oportunidades de colaboração entre as marcas jornalísticas Fox e News Corp, incluindo Fox Business, Fox News, Wall Street Journal, Barron's e MarketWatch.

Eles também veem uma oportunidade de fortalecer seu negócio de apostas esportivas juntando a cobertura dos jornais da News Corp com os canais de televisão esportivos da Fox, disseram essas pessoas.

Em um email interno, a News Corp disse aos funcionários que recebeu cartas de Murdoch e do fundo da família Murdoch. Segundo o comunicado, seu conselho está avaliando a combinação, mas "não tomou nenhuma decisão neste momento".

O Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar que Murdoch estava avaliando a fusão. Até o ano passado, havia obstáculos legais a qualquer reconfiguração do império Murdoch. Como parte dos termos da venda de 2019 da maioria dos ativos da Fox para a Disney, Murdoch ficou impedido de vender mais ativos por dois anos. Essa restrição acabou em março de 2021.

Murdoch mantém o comando do fundo familiar, que controla as ações com direito a voto da News Corp e da Fox. Quando ele morrer, o poder de determinar a posição do fundo ficará distribuído igualmente entre seus quatro filhos mais velhos, enquanto as duas filhas mais novas –Grace, 20, e Chloe, 18– serão beneficiárias. Isso significa que para que uma decisão seja tomada, pelo menos dois ou três irmãos precisarão concordar.

A Fox é proprietária do canal de notícias a cabo de mesmo nome, bem como de estações de televisão locais, enquanto a News Corp é proprietária de jornais como o Sun, do Reino Unido, e o Wall Street Journal, dos Estados Unidos.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.